fbpx

A importância de ter um Propósito de Vida

Sentido-da-vida

Compartilhe:

Qual seu propósito de vida? Qual sua missão no mundo? Aonde você quer chegar?

Ao contrário do que possa parecer essas perguntas não são de autoajuda. São questões relacionadas ao alinhamento de nossas ações, reações e seu objetivo maior de vida. Quando alinhamos nossas ações a um objetivo, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis.

E não é só isso!

Estabelecer objetivos, definir metas, sentir que temos um Propósito na Vida, também pode aumentar a longevidade. A conclusão é de um estudo  coordenado por Patrick Hill, investigador da Universidade de Carleton, no Canadá, e publicado na revista Psychological Science,  cujos resultados podem ter implicações na promoção de um envelhecimento ativo e mais otimista.

Segundo Patrick Hill, encontrar uma direção na vida e definir vários objetivos abrangentes no sentido daquilo que queremos atingir pode ajudar-nos a viver mais tempo, independentemente da idade em que descobrimos o nosso propósito.

Um outro estudo apresentado durante o encontro da Associação Americana do Coração em junho/2015, os cientistas concluíram que ter um alto senso de propósito na vida pode reduzir o risco de doenças. A pesquisa concluiu também que ter um grande propósito na vida mostrou, de forma consistente, ser benéfico tanto para os mais jovens, como para os participantes de meia-idade e os idosos, diminuindo, em todos os casos, o risco de mortalidade, o que apareceu como uma surpresa para os investigadores.


Ficou interessado?

Respeitando posições, mercados e momentos da carreira, todos nós, de alguma forma nesse ano, temos um bom desafio pela frente: seja pela concorrência, pela economia ou pela pressão por resultados. Desafios não faltam.

O fato é que, ter um propósito claro para o que estamos fazendo gera coerência. Quando temos um Propósito de Vida, ganhamos energia e resiliência para enfrentar os momentos difíceis. Demonstramos a nós mesmos que temos que passar por esse momento para alcançar algo que queremos e projetamos.

Isso não vale apenas para a vida profissional. No campo pessoal, ter um propósito claro é ainda mais importante para dar a coerência que tanto necessitamos nas escolhas que somos obrigados a fazer todos os dias. Inclusive no equilíbrio entre trabalho e família.

Definir esse propósito é só o primeiro passo. É preciso também saber compartilhá-lo de forma simples e transparente, para energizar e iluminar quem está e quem não está no barco.

Vale a pena refletir o porquê e para que estamos fazendo algo. Ainda mais em um momento em que nossa energia e resiliência são vitais para superar os desafios que se apresentam.

Ter um propósito claro é o primeiro passo para a felicidade, sucesso e bem estar!

Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar o que você fez para conseguir identificar qual é o seu propósito de vida?

Abraços, e até o próximo post!




Quer saber mais sobre felicidade, sucesso e bem estar? 

Então aproveite e baixe grátis o e-book Propositologia! Nele você encontrará um método poderoso para identificar seus Valores e um exercício prático que irá te ajudar a traçar seu caminho!

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!