fbpx

Feedback: por que você precisa pedir e como usá-lo

feedback(artigo)

Compartilhe:

Feedback é um assunto recorrente quando falamos sobre desenvolvimento pessoal. Basicamente, feedback é uma resposta a um estímulo oferecida como uma forma de avaliação. Entretanto, a maioria das pessoas não gosta de ouvir opiniões ou avaliações de outras pessoas sobre seu trabalho ou estilo de vida.

É realmente um componente lamentável do comportamento humano que muitos de nós optamos por evitar qualquer feedback sobre a chance de ser negativo, em um esforço para nos proteger de ouvir coisas que não queremos ouvir. Além disso, por que devemos presumir que o feedback provavelmente será desfavorável?

Talvez seja a sensação fundamental de que simplesmente não somos bons o suficiente ou talvez o padrão de oferecer feedback apenas quando estivermos descontentes. A verdade é que o feedback, embora frequentemente ignorado, é, no entanto, uma maneira particularmente útil para melhorar a sua produtividade. Quando utilizado com eficiência, o feedback pode ser um recurso inestimável para melhorar seu trabalho ou comportamento.

 

Por que precisamos de feedback

O feedback é apenas um recurso quando falamos de ferramentas para aprovação e desenvolvimento. Tome cuidado para não internalizar o feedback. É um julgamento da qualidade do trabalho, não uma acusação pessoal. Mantenha-o na perspectiva correta e dê apenas a devida importância. O feedback não se refere a você como indivíduo: trata-se de avaliar e melhorar a qualidade do trabalho que você faz.

Há muitos anos, nos períodos em que eu era gestora de empresas, durante um período, comecei a questionar se alguém estava realmente ouvindo o que eu tinha a dizer ou usando alguma das informações e estratégias que eu tinha para oferecer. Poucos dias depois, recebi um presente tangível e inesperado de um acionista que era um sinal definitivo de que meu trabalho era realmente de alta qualidade e de valor para os outros.

Cada um de nós se pergunta se podemos realmente fazer um trabalho bom o suficiente e exigimos a confirmação e a motivação que o feedback positivo fornece. O valor dessa oferta foi duplamente benéfico. Primeiro, ofereceu confirmação da qualidade e valor do meu trabalho; segundo, acabou por ser uma demonstração maravilhosa de como eu posso dar um feedback útil a outras pessoas – quando apropriado.

 

Como podemos usar o feedback de maneira eficaz

Solicitação – A maioria das pessoas simplesmente não pensa em oferecer sugestões ou pensa em dar quando é de alguma forma negativa. Crie uma prática padrão perguntar às pessoas com quem você interage como está se saindo.

Ouvir – Não é útil solicitar feedback de outras pessoas se você realmente não o ouvir e considerar seriamente.

Filtro – Leve em consideração o potencial da pessoa que oferece feedback ao avaliar o valor de suas opiniões. Você respeita a opinião da pessoa? Eles têm experiência e conhecimento relevantes? Você tem confiança de que eles serão verdadeiros? Caso contrário, ignore-os.

Analisar – Quando o feedback for positivo, procure maneiras de melhorar ainda mais. Não descarte elogios ou complementos! Se é negativo, o que você é capaz de obter? Como você pode melhorar? Lembre-se de que qualquer feedback mal-intencionado ou apenas destrutivo não tem valor; ignore isto.

Oferecer – Aprenda a dar um feedback útil a outras pessoas. Verifique se o seu feedback é verdadeiro, atencioso e útil. Especialmente se o seu feedback for desfavorável, tente apresentá-lo juntamente com sugestões úteis para aprimoramento.

 

Dissemine a cultura de feedbacks

Agora que falamos sobre boas práticas de feedbacks, o passo mais importante é colocar em prática o que aprendeu.

Não tenha medo de pedir feedback de pessoas cujas opiniões você respeita. Peça, considere e aprenda com ela.

Pense nas situações em seu dia a dia que poderia oferecer feedbacks e tente demonstrar abertura e apreciação quando recebê-los. Essa atitude será um grande diferencial e talvez o primeiro passo para disseminar essa cultura de desenvolvimento e crescimento tanto na empresa onde você trabalha quanto na sua vida pessoal.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!