fbpx

Feedback: por que você precisa pedir e como usá-lo

feedback(artigo)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Feedback é um assunto recorrente quando falamos sobre desenvolvimento pessoal. Basicamente, feedback é uma resposta a um estímulo oferecida como uma forma de avaliação. Entretanto, a maioria das pessoas não gosta de ouvir opiniões ou avaliações de outras pessoas sobre seu trabalho ou estilo de vida.

É realmente um componente lamentável do comportamento humano que muitos de nós optamos por evitar qualquer feedback sobre a chance de ser negativo, em um esforço para nos proteger de ouvir coisas que não queremos ouvir. Além disso, por que devemos presumir que o feedback provavelmente será desfavorável?

Talvez seja a sensação fundamental de que simplesmente não somos bons o suficiente ou talvez o padrão de oferecer feedback apenas quando estivermos descontentes. A verdade é que o feedback, embora frequentemente ignorado, é, no entanto, uma maneira particularmente útil para melhorar a sua produtividade. Quando utilizado com eficiência, o feedback pode ser um recurso inestimável para melhorar seu trabalho ou comportamento.

 

Por que precisamos de feedback

O feedback é apenas um recurso quando falamos de ferramentas para aprovação e desenvolvimento. Tome cuidado para não internalizar o feedback. É um julgamento da qualidade do trabalho, não uma acusação pessoal. Mantenha-o na perspectiva correta e dê apenas a devida importância. O feedback não se refere a você como indivíduo: trata-se de avaliar e melhorar a qualidade do trabalho que você faz.

Há muitos anos, nos períodos em que eu era gestora de empresas, durante um período, comecei a questionar se alguém estava realmente ouvindo o que eu tinha a dizer ou usando alguma das informações e estratégias que eu tinha para oferecer. Poucos dias depois, recebi um presente tangível e inesperado de um acionista que era um sinal definitivo de que meu trabalho era realmente de alta qualidade e de valor para os outros.

Cada um de nós se pergunta se podemos realmente fazer um trabalho bom o suficiente e exigimos a confirmação e a motivação que o feedback positivo fornece. O valor dessa oferta foi duplamente benéfico. Primeiro, ofereceu confirmação da qualidade e valor do meu trabalho; segundo, acabou por ser uma demonstração maravilhosa de como eu posso dar um feedback útil a outras pessoas – quando apropriado.

 

Como podemos usar o feedback de maneira eficaz

Solicitação – A maioria das pessoas simplesmente não pensa em oferecer sugestões ou pensa em dar quando é de alguma forma negativa. Crie uma prática padrão perguntar às pessoas com quem você interage como está se saindo.

Ouvir – Não é útil solicitar feedback de outras pessoas se você realmente não o ouvir e considerar seriamente.

Filtro – Leve em consideração o potencial da pessoa que oferece feedback ao avaliar o valor de suas opiniões. Você respeita a opinião da pessoa? Eles têm experiência e conhecimento relevantes? Você tem confiança de que eles serão verdadeiros? Caso contrário, ignore-os.

Analisar – Quando o feedback for positivo, procure maneiras de melhorar ainda mais. Não descarte elogios ou complementos! Se é negativo, o que você é capaz de obter? Como você pode melhorar? Lembre-se de que qualquer feedback mal-intencionado ou apenas destrutivo não tem valor; ignore isto.

Oferecer – Aprenda a dar um feedback útil a outras pessoas. Verifique se o seu feedback é verdadeiro, atencioso e útil. Especialmente se o seu feedback for desfavorável, tente apresentá-lo juntamente com sugestões úteis para aprimoramento.

 

Dissemine a cultura de feedbacks

Agora que falamos sobre boas práticas de feedbacks, o passo mais importante é colocar em prática o que aprendeu.

Não tenha medo de pedir feedback de pessoas cujas opiniões você respeita. Peça, considere e aprenda com ela.

Pense nas situações em seu dia a dia que poderia oferecer feedbacks e tente demonstrar abertura e apreciação quando recebê-los. Essa atitude será um grande diferencial e talvez o primeiro passo para disseminar essa cultura de desenvolvimento e crescimento tanto na empresa onde você trabalha quanto na sua vida pessoal.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up