fbpx

Como superar a falta de foco

O mundo moderno, acelerado pelo avanço indiscriminado da tecnologia digital, tem acumulado um acentuado registro na falta de foco, tanto em crianças, jovens e adultos. Neste artigo falamos sobre como superar a falta de foco, vencer as distrações do dia a dia e ser mais produtivo. Confira!
foco

Compartilhe:

O mundo moderno, acelerado pelo  avanço indiscriminado da tecnologia digital, tem acumulado um acentuado registro na falta de foco, tanto em crianças, jovens e adultos. Os diversos meios de comunicação em massa contribuem, significativamente, para o aumento desta estatística.

Indiscutivelmente, a falta de foco acarreta  sérios problemas ao indivíduo com graves riscos à saúde. O acúmulo de distrações  é um dos grandes fatores responsáveis pela improdutividade que, consequentemente, acaba por gerar ansiedade, intolerância, estresse,  baixa autoestima, entre muitos outros sintomas.

Saiba o que está por traz da falta de foco

Estudos recentes observam que o cérebro humano é uma verdadeira máquina de distrações e  que,  paradoxalmente, aquilo que pode nos atrapalhar é o que nos faz permanecer vivos. Quer saber por quê?

Isso acontece, devido  as distrações que ocorrem em frações de segundos, tempo suficiente para que  o  cérebro seja capaz de processar o que está à nossa volta.

Em outras palavras, em frações de segundos de desatenção, ou de falta de foco em determinada atividade, seu cérebro pode captar uma situação que poderia colocar em risco a sua própria vida.

A distração é fruto de um processo histórico

Uma matéria publicada na revista Super Interessante    revela  que as distrações fazem parte da  genética humana, herdada por nossos ancestrais, uma forma  necessária de sobrevivência.

Assim, a  falta de foco é fruto de um processo histórico, tendo em vista que os nossos ancestrais primatas perceberam vantagens  em se desfocar, por alguns instantes. 

Quando na condição de caçadores, eles evitavam ser surpreendidos por um predador, por causa da distração, no meio de uma caça.

Na verdade, o que esses estudos quer nos revelar, é que não é possível ser 100% focado.

O motivo se deve ao fado de que a seleção natural evolutiva,  acabou favorecendo os cérebros que mais sabiam equilibrar o foco. 

De qualquer forma,  as exigências de um mundo extremamente competitivo fazem com que a manutenção do foco seja de  grande importância  para o cumprimento de metas. 

Como aproveitar melhor o seu tempo mantendo o foco

Só para contextualizar, vivemos em um momento em que as pessoas reclamam muito da falta de tempo, no entanto, a natureza concedeu a todos, democraticamente,  24 horas por dia. 

Essa  afirmação nos leva a questionar por que uns conseguem realizar os seus objetivos em  tempo hábil e outros não?

Aqui, estamos falando da  capacidade de administração do tempo, que é uma questão individual. Isso ninguém pode fazer por você. 

No entanto, existem maneiras comprovadas de administração do tempo, que implicam em maior eficiência e produtividade. 

Para você  driblar a falta de foco e aproveitar melhor o  tempo, seguem dicas  poderosas para o seu desenvolvimento pessoal.

Lance mão de estratégias 

  • Em primeiro lugar procure anotar todas as suas atividades,  mantenha uma agenda, estabeleça  uma rotina diária.
  • Em segundo lugar,  faça lista de prioridades, lembre-se, se você não souber para onde ir, qualquer caminho serve.
  • Na sequência, identifique o que realmente é importante para você. Se tiver dificuldade em fazer essa seleção, pare e verifique em que  área   gostaria de  ser mais produtivo.
  • Procure desenvolver cada atividade, sem se preocupar com a próxima tarefa. (Saiba que a próxima tarefa é a maior vilã da falta de foco).
  • Só passe para próxima atividade quanto realmente tiver certeza de que terminou a atual.
  • Procure manter-se sempre no presente, mantenha a concentração, não se distraia.
  • Disponibilize um momento na sua agenda para as redes sociais, responder emails, ligar para alguém. 
  • Quando tiver realizando uma tarefa muito importante, mantenha o celular no silencioso. Verifique no final de cada atividade, se houve alguma ligação de urgência, nesse caso, retorne a ligação.

Reprograme seu cérebro

Mantenha esses passos, pelo menos durante 66 dias consecutivos e logo você verá que isso lhe tornará um hábito. 

A neurociência comprova que tudo que é repetido, por vinte e um dias consecutivos, o cérebro registrará de forma automática. Isso, funciona para qualquer coisa que você irá fazer na vida, segundo estudos. Quer saber se funciona mesmo? Faça o teste. 

Para finalizar, saiba que o seu  tempo quem faz é você,  somente você tem o controle sobre ele.

O assunto não se esgota aqui

Espero que diante destas informações, mesmo não sendo possível manter um foco de raio laser,   você atinja os resultados desejados.

Se gostou deste post, deixa seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!