fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Katiane Vieira

Hábitos que você deve abandonar para evoluir na carreira 

A metade do ano é um ótimo momento para reavaliar e ajustar suas estratégias. Livre-se desses hábitos prejudiciais e observe como sua carreira pode florescer com mais foco, responsabilidade e coragem.
Hábitos que você deve abandonar para evoluir na carreira 

Compartilhe:

Já estamos na metade do ano e muitas pessoas estão pensando nas suas metas de Ano Novo e nas coisas que ainda precisam fazer em 2024 para evoluir na carreira. No entanto, essa é a época perfeita para reavaliar nossos hábitos e identificar o que está nos segurando.  

Em primeiro lugar, muitas vezes, o que impede nosso progresso não são as coisas que fazemos, mas sim os hábitos que mantemos. Abaixo, exploramos cinco hábitos que você deve abandonar para conseguir sair do lugar e alcançar um crescimento significativo na sua vida profissional. 

1. Hábito de dizer SIM para tudo e todos 

Se você tem vontade de se desenvolver, pode ter a tendência de dizer sim para todos e a qualquer pedido. Mas, estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. Inclusive, permitir o acesso ilimitado a você pode tirar seus valiosos tempo e energia. Você deve proteger seu tempo disponível e se concentrar no que importa para ter progresso. 

Aprenda a dizer não às coisas e às pessoas que não ajudam a conquistar seus objetivos. Ademais, esteja rodeado de pessoas que apoiam e encorajam seu desenvolvimento pessoal e limite seu tempo com aquelas que sugam sua energia. A beleza de dizer não é que te deixará livre para dizer sim a atividades e pessoas que se alinham com seus valores e propósitos. 

2. Culpar outras pessoas por sua falta de progresso 

O que ainda te segura não é externo, e sim interno. Ao contrário do que você quer acreditar, as forças externas – como seu chefe, o governo, a economia, entre outras – não são responsáveis pelo seu avanço (ou a falta dele). A verdade é que a sua atitude e o seu mindset são o que ditam suas circunstâncias. Quanto antes você se tornar responsável por suas ações, mais rápido será o seu progresso. 

Assuma a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento. Entretanto, reconheça que você tem o poder de mudar suas circunstâncias ao mudar suas ações e atitudes. Esse shift de mentalidade é crucial para um crescimento real e sustentável na carreira. 

3. Hábito de tolerar comportamentos mal-educados 

A verdade é que ensinamos às pessoas como nos tratar por meio dos comportamentos que aceitamos. Inclusive se você continuamente aceita ou deixa mau comportamento passar – como um cliente que sempre atrasa para te pagar – você sempre lidará com isso.  

Sim, emergências acontecem, no entanto quando elas se tornam a regra em vez da exceção, você precisa comunicar suas expectativas. As únicas pessoas que irão se incomodar com os limites que você impuser são aquelas sem qualquer limite. 

Estabeleça e mantenha limites claros. Ao fazer isso, no entanto, você cria um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, onde o respeito mútuo é a norma. 

4. Fazer coisas que você odeia 

Só porque você consegue fazer algo, não significa que você deveria fazer isso. Inclusive, se você é um estrategista visionário que se incomoda com o pensamento de fazer a contabilidade de um negócio, contrate alguém em quem você confie para fazer isso. Da mesma maneira, se você passa tempo demais tentando marcar reuniões com seus clientes, invista em um software de agendamento para resolver essa dor de cabeça. 

Assim, delegue tarefas que não são do seu interesse ou que consomem tempo excessivo. Isso inclusive não só aumenta a sua eficiência, mas também permite que você foque nas áreas onde realmente pode fazer a diferença e agregar valor. 

Leia também: Técnica para superar a insatisfação no trabalho

5. Hábito de ser guiado pelo medo 

O medo é uma emoção poderosa. Ele normalmente se mascara como uma proteção, nos proibindo de fazer coisas que podem nos prejudicar. Mas, às vezes, o real perigo está na estagnação que o medo gera. Portanto, procrastinar e esperar pelo momento perfeito para fazer algo é pura futilidade – esse momento nunca chega. Se você quer ter progresso na sua carreira, deve sair da sua zona de conforto e tomar atitude antes mesmo de estar pronto. “Tudo que você sempre quis está no outro lado do medo”, diz uma das minhas frases favoritas, do incorporador imobiliário norte-americano George Addair. 

Enfrente seus medos de frente. Faça uma lista das coisas que você evita por medo e comece a enfrentá-las uma a uma. Esse ato de coragem pode ser o catalisador para um grande avanço na sua carreira. 

Leia também: Como usar o medo a seu favor  

Lembre-se, o que você se compromete a parar de fazer pode ser mais poderoso do que aquilo que você decide começar a fazer. E, ao abandonar esses cinco hábitos destrutivos, você irá além de qualquer barreira impedindo você de evoluir na carreira. 

A metade do ano é um ótimo momento para reavaliar e ajustar suas estratégias. Livre-se desses hábitos prejudiciais e observe como sua carreira pode florescer com mais foco, responsabilidade e coragem. Seu futuro profissional depende das ações que você toma hoje – comece a fazer essas mudanças e colha os frutos do seu progresso! 

Conheça meus cursos: Método E.C e Produtividade sem estresse 

Finalmente, para aqueles que estão realmente comprometidos em dar um salto na carreira e alcançar níveis mais altos de produtividade e satisfação profissional, recomendo conhecer meus cursos “Método E.C” e “Produtividade sem estresse”. Estes cursos foram desenvolvidos para fornecer ferramentas práticas e estratégias eficazes que ajudarão você a superar barreiras e maximizar seu potencial. 

Acesse minha Central de Treinamentos

  • Método E.C: Um curso focado em estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional que vão te ajudar a conquistar seus objetivos com mais eficiência. 
  • Produtividade sem estresse: Aprenda a gerenciar seu tempo e tarefas de maneira a aumentar sua produtividade sem comprometer sua saúde mental e bem-estar. 

Investir em si mesmo é o melhor caminho para garantir um futuro profissional de sucesso. Não perca a oportunidade de transformar sua carreira com essas ferramentas valiosas.  

Acesse os links dos cursos e comece hoje mesmo essa jornada de crescimento! 

Compartilhe:

Picture of Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar
Categorias
Teste de Inteligência Emocional
Teste de iE
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook