fbpx

O que é propósito e como defini-lo para a sua vida?

Para ter uma vida plena, o propósito é essencial. Entenda como o Ikigai pode te ajudar a encontrar o seu propósito de vida!
propósito de vida

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Propósito é uma palavrinha que tem sido repetida vez após vez, não por acaso. É pelo propósito que fazemos o que fazemos – seja ele qual for.

Nada na vida é acaso. Tudo que você faz tem uma razão por trás, e é essa razão que te move a ir atrás das suas realizações.

Encontrar um propósito torna a vida mais leve e satisfatória. Você consegue ter uma vida mais longa, próspera e saudável. É o caso de Okinawa, um grupo de ilhas que fica ao sul do Japão. A população centenária da região está bem acima da expectativa de vida média de lá – e muitos acreditam que essa longevidade vem do Ikigai.

 

Ikigai – sua razão de viver

Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de ser”. Em outras palavras, o Ikigai é aquilo que te faz levantar da cama todas as manhãs.

Por isso, para encontrar o seu ikigai, você deve começar por algo simples, até chegar aos grandes objetivos.

Embora encontrar o propósito de vida não seja fácil, é importante começar com o que está ao seu alcance e avançar aos poucos.

O seu objetivo pode ser começar uma faculdade, depois partir para um estágio até chegar a uma carreira consolidada. Entretanto, começar uma faculdade, talvez seja algo grande no momento. Sendo assim, divida-o em pequenos passos. O que te levará à uma faculdade? Dinheiro? Então ter um emprego que pague o suficiente é o seu objetivo. Estudar para garantir uma bolsa 100%? O Ikigai é aquilo que une todos os seus objetivos para uma causa maior.

O conceito é bem simples. No entanto, encontrar um propósito de vida é difícil. Recebemos tantos pedidos sobre esse assunto que produzimos uma jornada que te ajudará a encontrar o propósito de vida. Assista aqui.

 

Origem do ikigai

O conceito Ikigai começou desde o período Heian (794 a 1185) – talvez muito antes.

O ideograma [甲] vem de concha ou carapaça que era algo muito valioso no passado. Entretanto, o ideograma [斐] significa literalmente bonito, florido ou estampado.

Alguns afirmam que a longevidade dos japoneses tem forte relação com o conceito de Ikigai.

De acordo com a tradição japonesa, todos possuem um ikigai (ou propósito de vida) bastante óbvio. Entretanto, a maioria das pessoas não conseguem encontrar esse propósito de vida ou não vivem de acordo com ele.

 

A mandala ikigai

Um caminho é a mandala ikigai, uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional.

A ferramenta envolve um processo reflexivo de autoconhecimento, que é simples de implementar e pode trazer insumos valiosos.

A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem: o que amo fazer; o que posso fazer bem; o que posso ser pago para fazer; e o que o mundo precisa. Ao centro, onde há a intersecção principal, está o próprio ikigai.

propósito

Na imagem acima, podemos ver que cada círculo tem uma pergunta a ser respondida:

  1. O que eu amo fazer?
  2. O que eu faço bem feito?
  3. O que o mundo precisa?
  4. Pelo que eu posso se pago?

 

Ao encontrar as respostas, você deve manter um equilíbrio entre essas quatro áreas. Para encontrar o seu Ikigai, você deve encontrar uma ocupação que esteja acordada com esses quatro tópicos.

Com uma mandala ikigai em mãos, fica mais fácil refletir sobre como alinhar suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.

Vamos estruturar o seu ikigai? 

 

Como preencher a mandala ikigai

Na primeira seção (o que amo fazer), está a motivação mais profunda do indivíduo.

Questione-se: qual é sua paixão? O que ama? Pense no conselho de Warren Buffet: o que você faria se não precisasse de dinheiro?

Na segunda seção (o que posso fazer bem), a proposta é aproximar-se de sua vocação de maneira mais prática.

Questione-se: no que você é bom? Quais são seus pontos fortes? O que sabe que pode fazer bem? O que outros valorizam em você? Pergunte também para amigos, colegas e familiares.

Na terceira seção da mandala ikigai (o que posso ser pago para fazer), a visão é mais realista: onde você poderia trabalhar? Que profissão poderia exercer que esteja alinhada com suas reflexões anteriores? O que você faz e que outros estão dispostos a pagar? Pense no maior número de trilhas possível.

A quarta seção (o que o mundo precisa) é um tanto mais abstrata, mas nem por isso menos importante: qual é sua missão na Terra? O que você pode conquistar que ajudará outros, tornar o mundo melhor ou agregar valor social? Acredite: todo mundo guarda isso dentro de si.

Aqui, você pode resgatar as possíveis trilhas que descobriu na seção anterior para validá-las e torná-las possibilidades reais.

Dica: não se pressione!

Saiba que algumas das respostas também podem se sobrepor na mandala ikigai, o que não é um problema. O importante é ser honesto consigo mesmo: não há respostas certas ou erradas.

Tente encontrar o que está no centro disso tudo. É seu ikigai, sua razão de ser. Mantenha-se tranquilo durante a busca. Não tenha a pressão de ter a resposta perfeita agora.

 

Conclusão

Embora vivamos em um ritmo louco e com muitas contas à pagar, precisamos trabalhar em prol do nosso propósito de vida. Se o seu propósito profissional está ok e o pessoal não, é porque você ainda não o encontrou. Para ser pleno na vida, é essencial encontrar uma carreira que esteja alinhada com aquilo que você acredita.

O propósito permeia todos os âmbitos da vida. Dessa forma, não tem como desassociar carreira, amor pela função, habilidade e impacto no mundo. A plenitude só sera atingida quando você englobar tudo isso na mesma carreira.

Qual é o seu Ikigai?


Quer saber mais sobre felicidade, sucesso e bem estar? 

Então aproveite e baixe grátis o e-book Propositologia! Nele você encontrará um método poderoso para identificar seus Valores e um exercício prático que irá te ajudar a traçar seu caminho!

Insira seus dados abaixo para receber o e-book!

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up