fbpx

Crescimento Pessoal: seus valores, sua vida

Valores-crescimento-pessoal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você está vivendo sua vida de acordo com os seus valores?

Como seres humanos, todos nós possuímos nossos próprios valores, crenças e atitudes que temos desenvolvido ao longo do curso de nossas vidas. A nossa família, amigos, comunidade e as experiências que tivemos, tudo contribui para o nosso senso de quem somos e como vemos o mundo.

Nossos valores formam a base de nossas vidas. Eles ditam as escolhas que fazemos e determinam a direção de nossas vidas. Nossos valores influenciam em nossas decisões relacionadas a relacionamentos, carreira e em qualquer outras atividades que nos envolvemos.

Apesar desta importância, poucas pessoas escolhem seus valores. Em vez disso, elas simplesmente adotam os valores de seus pais e os valores dominantes da sociedade. E, infelizmente, esses valores podem ser responsáveis por nos conduzir a um caminho que pode não ser a direção que de fato queríamos para nossas vidas. Isso porque, naquilo que atribuímos maior significado ao longo da vida ou num determinado momento, joga um papel tremendamente poderoso na orientação que nos dá para dirigirmos a nossa vida.

Se não sabemos bem aquilo que valorizamos, aquilo a que damos significado, certamente iremos ficar confusos nas decisões a tomar, ou tomar decisões que não nos servem e que podem vir a comprovar-se como catastróficas para a nossa vida. Para que você possa tirar o máximo proveito da sua vida, importa saber com o máximo de precisão possível quais são os valores pelos quais se rege.

Você já pensou quais são os valores que traz da infância? Quais são os valores que você está atualmente vivenciando? Eles são iguais ou diferentes? Será que os seus valores lhe trazem felicidade? Estas são questões essenciais que você deve se perguntar para encontrar significado, felicidade, sucesso e conexão em sua vida. Encontrar as respostas a estas perguntas é um desafio e, transformá-las em uma forma de realização, é um desafio ainda maior. Isso porque, nossas escolhas, decisões, ações, pensamentos e sentimentos sofrem um influência direta dos nossos valores pessoais.

 

Descobrindo seus valores

Quando não temos bem ciente os nossos valores, ou as coisas na nossa vida que nos motivam, que mexem conosco e que nos fazem sentir bem, ou que nos fazem sentir mal, podemos seguir por caminhos que nos dificultam a vida ou que nos conduzam a problemas.

Para compreender verdadeiramente quem você é, o que você valoriza, o que você possui e vive, é necessário descobrir seus valores atuais. Somente descobrindo-os você será capaz de ver claramente o que você valoriza e o motivo pelo qual mantem determinados valores.

Responder a si mesmo, aberta e honestamente, de que forma você foi criado é o primeiro passo para identificar os valores que incutiu crescendo. Quais os valores seus pais passaram para você, e que você internalizou a si sobre realização, riqueza, educação, religião, independência, aparência? Pense, volte à sua infância e faça a si várias perguntas: Quais valores foram enfatizados na forma como seus pais viviam suas vidas? Quais valores eram salientados em sua família? Que valores foram refletidos na forma como você foi recompensado ou punido? Por exemplo, você foi recompensado por ser altamente classificado na sua classe do ensino médio e por vencer em um esporte, ou você foi recompensado por dar o seu melhor esforço ao ajudar os outros? Você pode até mesmo pedir a seus pais para refletirem sobre sua infância, para ver o que eles percebiam como valores e quais os valores que queria enfatizar em sua educação.

Seu próximo passo no processo de descoberta envolve olhar para sua vida atual e os valores vivenciados por você hoje. O que você fez para uma vida? Você é funcionário de uma empresa privada, funcionário público, empresário, professor, vendedor, ou assistente social? Uma pergunta comum que as pessoas em reuniões sociais fazem é: “O que você faz para viver?” Muitas pessoas ficam bastante defensivas em resposta a esta pergunta. Elas dizem: “Quem se importa com o que eu faço. O que eu faço não é quem eu sou.”

Assumindo que todos nós temos escolhas em nossos planos de carreira, o que escolhemos, reflete no que valorizamos. Por exemplo, é seguro dizer que alguém que se torna um banqueiro de investimento tem valores diferentes de que alguém que se torna um professor de escola primária. O que esses valores subjacentes podem ser, pode variar, mas pode-se supor que o banqueiro de investimento valoriza o dinheiro, enquanto o professor valoriza a educação e ajudar crianças.

Quais atividades você se envolve mais? Culturais, físicas, religiosas, políticas, sociais e quais valores são refletidas nessas atividades? O que você fala para outras pessoas sobre política, religião, economia? Isso diz muito sobre seus valores. Finalmente, talvez a pergunta mais reveladora que reflete o que você valoriza é: Com o que você gasta o seu dinheiro? Com carros, viagens, roupas, educação, arte, caridade? O dinheiro é um recurso limitado para a maioria das pessoas, assim, usamos nosso dinheiro de forma que mais valorizamos. Portanto, onde gastamos nosso dinheiro suado diz mais sobre nossos valores.

Já pensou sobre tudo isso? Se a resposta for sim, então você já tem uma boa compreensão dos seus valores pessoais. Seguramente alguns valores te trazem insatisfação e outros felicidade. Como referi anteriormente, quando fazemos uma avaliação realista do impacto que nossos valores têm em nossas vidas, e começamos a promover mudanças constantes bem alinhadas com nossos valores, certamente aumentamos a probabilidade de sermos bem sucedidos.

 

Alinhando sua vida com seus valores

Conforme comentei anteriormente, uma vez que você tenha uma compreensão realista do impacto que os seus valores têm na sua vida e começar a fazer mudanças constantes bem alinhadas com os seus valores, certamente estará a aumentar a probabilidade de ser bem sucedido. No entanto, por vezes, cometemos alguns erros que podem assombrar a materialização dos nossos valores nas nossas atividades do dia a dia. Em seguida apresento alguns desses erros:

  • Viver de acordo com os valores de outras pessoas.

Isto é, quando você investe o seu tempo e esforço fazendo algo que outras pessoas ou a sociedade em geral dizem que você deve ou tem de fazer, mas isso realmente não coincide com os seus valores. Por exemplo, ter que construir uma família, porque é isso que a maioria das pessoas faz, apesar de, pessoalmente, você realmente não querer uma família nem ter necessidade disso para ser feliz. É por isso que é importante ter clareza sobre o que importa para você, e avaliar as ações que toma com base nos seus próprios valores.

  • Gratificação instantânea. 

Isto é, quando você faz algo que satisfaça rapidamente um dos seus valores, embora existam alternativas que exigem mais tempo e esforço, mas em termos de qualidade são radicalmente melhor. Por exemplo, conversar com um amigo no Facebook quando você pode convidá-lo a sair e conversar cara a cara. Embora a segunda opção possa ser muito mais gratificante se a conexão for um valor importante para você, ter que convidá-lo, sair de casa, e ir a algum lugar para conhecê-lo atrasa a gratificação, mas vale a pena.

Isso significa fazer as coisas pelo seguro sem correr alguns riscos ou incertezas nos resultados, em vez de desafiar a si mesmo. Certamente alguns dos seus valores pessoais para serem expressos ou materializados, necessitam que você alargue as suas experiências, inter-relações e oportunidades.

Por exemplo, talvez você valorize a liberdade financeira, e poderia conseguir alcançá-la iniciando o seu próprio negócio e transformá-lo num sucesso. Mas isso implica correr alguns riscos e incertezas, e você teme isso, optando por ficar no seu trabalho das 9h às 17h, que é confortável, mas não em termos de progressão na carreira e no incremento financeiro.

 

Estratégias capacitadoras

Qual é a maneira mais rápida de obter o que você quer? Arrisco a dizer que é saber o que quer. À primeira vista pode parece muito simplista, mas tal como eu, provavelmente também você poderá constatar que muitas pessoas estão frustradas vivendo uma vida que elas não querem. Certamente isso não acontece porque conscientemente desejam ter a vida que não pretendem, de todo. Talvez os momentos de dificuldade, de confusão, de falta de clareza nos seus próprios valores, de medos, de percepções de incapacidade, tenham feito chegar onde provavelmente não gostariam de estar.

Por vezes a nossa história vai-se construindo sem traçarmos um rumo para onde pretendemos caminhar. Sem termos a noção do que queremos, do que gostamos, do que mexe conosco, do que valorizamos e do que queremos construir. Se não sabemos para onde estamos caminhando, como podemos saber se chegamos lá?

Perceba o que pode mudar no seu dia a dia que esteja mais de acordo com os seus valores, com os seus objetivos e sonhos. Perceba se tem as habilidades, capacidades e conhecimento necessário para suportar os seus objetivos. Se tiver ótimo, siga nesse sentido. Se não tem, ótimo na mesma, pode agora ir ao encontro do que julga ser preciso para reunir condições para aumentar a probabilidade de ter sucesso face ao que quer.

Coloque os seus desejos, sonhos e objetivos alinhados com os seus valores, e com tudo isso em mente coloque-os à prova. Perceba se existe chão para caminhar, se é razoável. De repente aquilo que julgava ser muito valorativo, pode não ser assim tão emocionante  ou tão exequível como à primeira vista pensou. Se assim for, redefina as suas ideias acerca do que pretende realizar, mas sempre com os seus valores em mente. Os Valores colocam-no sempre em cenários nos quais se irá rever e encontrar significado. Ao invés, se na análise a que se propõe encontra realmente lógica, se percebe em si força necessária para se propor à mudança, siga em frente, a sua vida está a caminhar para o máximo proveito.

Abraços, e até o próximo post!


      
Quer saber mais sobre felicidade, 
sucesso e bem estar? 

Então aproveite e baixe grátis o e-book Propositologia! Nele você encontrará um método poderoso para identificar seus Valores e um exercício prático que irá te ajudar a traçar seu caminho!

Insira seus dados abaixo para receber o e-book!

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up