fbpx

Planejamento Estratégico Pessoal: como construir e executar o seu

planejamento estratégico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Planejamento Estratégico Pessoal é algo que poucas pessoas fazem. Isso ocorre, pois, a maioria das pessoas não percebe o quanto o Planejamento Estratégico Pessoal (PEP) pode fazer toda a diferença quando o assunto é atingir metas e alcançar objetivos pessoais.

Todos os dias nós temos ideias para melhorar nossas vidas. Estimulados pelas mensagens do ambiente e dos insights que surgem, desejamos emagrecer, adquirir hábitos mais saudáveis, contratar um seguro, poupar para a velhice, empreender, comprar um carro novo, passar as férias em um lugar lindo.

Algumas ideias são grandes e difíceis de implementar, outras estão a um clique de distância.

A maior parte destas ideias morre em segundos. Algumas resistem por algumas horas. Algumas passam a habitar o fundo da mente e de vez em quando aparecem do nada em momentos de insatisfação “E se… Por que não… Não está na hora…”

Pouquíssimas viram planos estruturados e uma porção ínfima chega a ser executada e se transformar em realidade. Quantas das suas resoluções de ano novo você realmente levou até o fim?

E você sabe por que isso acontece? Porque a maior parte do que pensamos jamais é convertido em realidade. Pelos mais diversos motivos.

Planejar é estruturar o caminho entre o desejo e a ação. Isto vale para qualquer coisa que não possa ser executada agora.

Pessoas eficazes e bem sucedidas repetem sistematicamente que a capacidade de priorizar e dizer não para as distrações é um dos fatores chaves de seu sucesso.

Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano. O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar nossa energia e nossa atenção para que nossa ação nos leve na direção que desejamos, e não na direção a que as distrações nos induzem.

O processo de Planejamento Estratégico é basicamente isto. Uma sequência de rituais executados para focar sua atenção.

Algumas pessoas, principalmente no ambiente hiperacelerado das startups, acham que é um ritual ultrapassado. Que engessa, que burocratiza. Estão errados.

Seja em uma empresa, ou no âmbito pessoal, o Planejamento Estratégico é a ferramenta mais poderosa que existe para focar recursos escassos, para dar velocidade e consistência à execução, para inovar. Nada é tão eficiente para transformar a discussão sobre ideias e a tomada de decisão quanto uma ferramenta de ganho de competitividade.

E sim, seu tempo é precioso pois ele é escasso. Independentemente do que você for planejar, você terá 24 horas por dia para executar. Este é o único recurso que é igual para qualquer pessoa no mundo. Não importa quem você é, sua idade, renda, sexo, raça, religião ou o quanto você possui em sua conta bancária: você tem a mesma quantidade de tempo como todas as pessoas do mundo, apenas 24 horas por dia. Isso mesmo! Não se trata de quanto tempo você tem. É sobre a eficiência com que você gerencia seu tempo.

Falo mais sobre isso no artigo 12 Dicas para uma gestão de tempo eficaz.

Este artigo é sobre como executar bem o Planejamento Estratégico. Não é um manual. É mais um mapa do caminho. Uma coleção de boas práticas e apenas 4 simples etapas.No fundo é a síntese do aprendizado obtido em pouco mais de 20 anos praticamente debruçado sobre a prática. Tanto em minha vida quando nas empresas nacionais e multinacionais nas quais fui gestora.

Vamos começar?

O primeiro passo é você ter um entendimento claro posso o que é um planejamento estratégico.

 

Planejamento Estratégico Corporativo X Pessoal

Quando fazemos o planejamento estratégico para as empresas, começamos com a premissa de que todo o objetivo do exercício é reorganizar e realocar pessoas e recursos para aumentar a taxa de retorno sobre o patrimônio ou o capital investido nos negócios. Invariavelmente, isso é feito enfatizando algumas áreas e desenfatizando outras, alocando mais recursos para áreas com maior retorno potencial e retirando recursos daquelas áreas que representam menores retornos potenciais.

Ao desenvolver ou promover produtos e serviços mais novos e melhores e descontinuar os produtos e serviços menos rentáveis, a empresa e todas as pessoas nela podem canalizar seus recursos para maximizar seus retornos.

Ao fazer o planejamento estratégico pessoal , a primeira coisa que você deseja pensar é aumentar seu “retorno sobre energia” pessoal, em vez de retorno sobre o patrimônio líquido.

Você precisa perceber que a coisa mais essencial e valiosa que você deve trazer para sua vida e para o seu trabalho é sua capacidade de pensar, agir e obter resultados.

Sua capacidade de ganho – que é uma função de sua educação, conhecimento, experiência e talentos – é seu capital humano ou seu patrimônio. E a maneira como você desenvolve suas habilidades pessoais e usa sua capacidade de ganho determinará amplamente a qualidade e a quantidade de suas recompensas, tanto materiais quanto psicológicas, tangíveis e intangíveis.

Com isso em mente, criar um plano de ação por meio do planejamento estratégico pessoal pode oferecer as maiores recompensas por seus esforços e é o ponto de partida para tirar o melhor de si. E isso pode ser feito em 4 simples etapas.

 

Plano De Ação Etapa 1: Esclareça Seus Valores

Essa primeira parte do planejamento estratégico pessoal é chamada de “esclarecimento de valores”. Você se pergunta: “Quais valores e virtudes eu mais admiro e desejo praticar na minha vida?”

Se você quisesse descobrir seus pontos fortes e habilidades pessoais no mundo do trabalho, primeiro você definiria seus valores como eles se aplicam ao emprego. Os valores que as empresas estabelecem seriam semelhantes aos valores pelos quais você organiza sua vida profissional. Frequentemente, empresas e indivíduos escolherão valores como integridade, qualidade, respeito pelos outros, serviço, lucratividade, inovação, empreendedorismo, liderança de mercado e assim por diante.

Da mesma forma, você pode usar esses valores para definir sua posição em relação ao seu trabalho. Em seu planejamento estratégico pessoal, você pode decidir planejar sua vida profissional em torno dos valores de qualidade, excelência, serviço, lucratividade e inovação. Existem dezenas de valores que você pode escolher, mas o que você escolher e a ordem de prioridade que você atribuir às suas escolhas determinará sua abordagem ao seu trabalho.

 

Plano De Ação Etapa 2: Crie sua Declaração de Missão Pessoal

Seu próximo passo é criar sua declaração de missão pessoal. Esta é uma descrição clara e escrita da pessoa que você pretende ser na sua vida profissional. Eu sempre descobri que isso é ainda mais importante do que definir metas financeiras, comerciais ou de negócios específicas.

Depois de decidir quanto você quer ganhar, você precisa escrever uma declaração de missão pessoal que descreva o tipo de pessoa que pretende se tornar para ganhar essa quantia em dinheiro.

Lembre-se: seu objetivo é identificar suas habilidades e pontos fortes pessoais para que você possa se dedicar de maneira a aumentar seu retorno pessoal de energia.

No planejamento estratégico pessoal, uma das melhores técnicas mentais que você pode usar para desenvolver suas habilidades pessoais é se ver como um “pacote de recursos” que pode ser aplicado em várias direções para alcançar diversos objetivos.

Como um pacote de recursos, a quantidade de tempo e energia que você possui é limitada; portanto, seu tempo e energia devem ser utilizados da melhor maneira possível.

Afaste-se e imagine que você está se olhando objetivamente, como se através dos olhos de outra pessoa, e pensando em como poderia se aplicar para obter os melhores resultados.

 

Plano de Ação Etapa 3: Realize uma auditoria para fortalecer as Habilidades Pessoais

Depois de definir seus valores e redigir sua declaração de missão, o próximo passo do planejamento estratégico pessoal é fazer o que é chamado de “análise situacional”. Às vezes, chamamos de “auditoria de desempenho”.

Esse é o processo de se analisar minuciosamente. antes de começar a definir metas específicas e planejar determinadas atividades. Você inicia sua auditoria de desempenho fazendo algumas perguntas importantes.

Uma dessas perguntas deve ser: “Quais são minhas habilidades?” Pense nisso. Como essa habilidade poderá lhe ajudar a alcançar seus objetivos? O que você pode fazer particularmente bem? O que você pode fazer melhor que os outros? O que você fez particularmente bem no passado?

Uma boa ferramenta para lhe auxiliar neste processo é a matriz SWOT pessoal. Clique aqui para baixar a matriz SWOT gratuitamente.

Pedir feedbacks também ajuda neste processo. Falo mais sobre isso no artigo Feedback: por que você precisa pedir e como usá-lo.

IMPORTANTE: Um salário é apenas uma quantia paga para comprar uma certa qualidade e quantidade de trabalho ou produção. Os resultados que você consegue obter aplicando suas habilidades e forças pessoais determinam em grande parte suas recompensas na vida. Se você deseja aumentar a qualidade e a quantidade de suas recompensas, precisa aumentar sua capacidade de obter mais e melhores resultados. É muito simples.

 

Plano De Ação Etapa 4: Determinar sua área de excelência

Finalmente, no planejamento estratégico pessoal, o objetivo é sempre alcançar a liderança no nicho de mercado escolhido. Os líderes empresariais têm autoridade para determinar a área de excelência em seus negócios.

Analogamente, em um nível pessoal, você pode escolher aquilo em que se tornará absolutamente excelente e obter resultados extraordinários. Então, em quais áreas de sua vida você trabalhará para obter resultados muito além do que se espera que uma pessoa comum alcance?

Você foi colocado nesta terra com uma combinação especial de talentos, competências e habilidades pessoais que o diferenciam de quem já viveu. O que quer que você esteja fazendo hoje, não está nem perto do que você é realmente capaz de fazer.

A chave para uma vida feliz e próspera é que você avalie regularmente seus pontos fortes e fracos, se torne muito bom nas áreas de que mais gosta e depois jogue todo o seu coração no que está fazendo.

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre planejamento estratégico pessoal e como desenvolver suas habilidades pessoais para alcançar o sucesso máximo. Eu adoraria ouvir sua declaração de missão pessoal, plano de ação ou medidas que você tomou para desenvolver suas habilidades e pontos fortes pessoais.

Abraços,

Katiane

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up