fbpx

Dicas de autocuidado durante a pandemia de COVID-19

dicas de autocuidado

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A pandemia de COVID-19 pode parecer avassaladora devido às novas informações, longas horas de trabalho e cuidados com a sua família e com você mesmo. É importante parar por um momento e reunir seus pensamentos, pois o estresse misturado ao sentimento de angústia e medo que a pandemia tem provocado em todo o mundo, pode ser desgastante.

É normal se sentir estressado ou sobrecarregado durante períodos de incerteza. As emoções em resposta à indefinição podem incluir ansiedade, medo, raiva e tristeza. Você também pode se sentir desamparado, desanimado e, ocasionalmente, fora de controle. As respostas físicas podem incluir dor de cabeça, tensão muscular, fadiga e insônia.

Quais são os sinais de angústia durante um período de emergência de saúde pública?

Existem quatro áreas principais em que os sinais de angústia podem se manifestar. Cognitivamente, podemos nos esquecer esquecendo as coisas com mais frequência, sentindo-nos confusos, tendo problemas para se concentrar ou tendo dificuldade para tomar uma decisão.

Emocionalmente, podemos sentir medo, preocupação e ansiedade, ou até raiva, culpa, tristeza e irritabilidade. Nossos corpos podem responder ao estresse com dores de estômago, músculos tensos, dores de cabeça, agravando problemas crônicos de saúde e alterações nos níveis de energia. Também podemos ver mudanças no comportamento, como insônia ou sono demais, mudanças nos hábitos alimentares, vontade de se desconectar dos outros, aumento do uso de álcool, tabaco ou drogas e incapacidade de realizar atividades diárias de rotina.

Como as pessoas podem cuidar melhor de si mesmas?
  • Cuide do seu corpo sendo fisicamente ativo, comendo bem, tendo uma boa noite de descanso e relaxando com exercícios respiratórios e alongamentos;

 

  • Cuide da sua mente participando de atividades ou hobbies que você gosta. Tente o máximo possível para manter uma rotina diária. Medite ou ore;

 

  • Cuide de suas emoções. Observe e aceite como você se sente; tente não julgar seus sentimentos. Mime-se com compaixão. Converse sobre seus sentimentos com alguém em quem confie e use conversas calmantes (“Eu posso lidar com isso.” “Um dia de cada vez.”);

 

  • Conectar.  Entre em contato com outras pessoas mantendo a distância ou o isolamento social, por meio de ligações, videoconferências, texto, e-mail, mídia social). Use ferramentas de vídeo para conversar com as pessoas “cara a cara”. Fale sobre os seus sentimentos em relação à emergência, mas também desfrute de outras conversas para se lembrar das muitas coisas importantes e positivas de sua vida;

 

  • Observe os primeiros sinais de estresse e entenda como suas experiências passadas afetam o presente; pense em como você lidou com os desafios do passado;

 

  • Peça ajuda quando necessário. Acesse remotamente grupos de apoio à sobriedade de drogas e álcool ou grupos de saúde mental: Alcoólicos Anônimos; Al Anon e Abrata. Muitos conselheiros de saúde mental também estão fornecendo serviços remotamente, para que você ainda possa entrar em contato com as agências locais de saúde mental para obter suporte.
Quais são algumas atividades calmantes que as pessoas podem fazer em casa?

Existem muitos aplicativos que podem ajudá-lo com meditação, respiração profunda, exercícios calmantes e outras atividades. Tente manter um diário de gratidão e escreva-o algumas vezes por semana. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Anote até cinco coisas – grandes ou pequenas – pelas quais você se sente grato. Pense em algo que você gostou, alguém com quem você interagiu, uma conquista ou um obstáculo que você superou;
  • Seja específico e inclua detalhes de um evento, experiência ou realização;
  • Tente se concentrar mais nas pessoas do que nas coisas;
  • Pense em ser grato por coisas negativas que não aconteceram ou por um obstáculo que você transformou em uma oportunidade;
  • Pense nas coisas boas que você recebe como presentes;
  • Anote as coisas que você não esperava ou que o surpreenderam.
Como as pessoas podem se manter informadas sem ficar ansiosas?

Embora seja importante se manter atualizado sobre a emergência de saúde pública, evite a exposição excessiva à cobertura da mídia e  se limite a uma fonte única e que tenha credibilidade. Verifique as informações em um horário específico, apenas uma ou duas vezes por dia. Reúna informações que o ajudem a tomar medidas práticas para proteger você e seus entes queridos.

Estamos, sim, diante de uma pandemia. Negá-la seria irresponsabilidade absoluta. Precisaremos de equilíbrio. Cuide do seu emocional e dos outros. Isso também vai passar, como outras epidemias.

Tentemos dessa forma passar por esse momento sem nos contaminar, quer seja pelo malfadado vírus, quer seja pelo desequilíbrio emocional que o distanciamento social pode nos causar.

 


P.S. Caso você precise de uma ajudinha extra, sugiro baixar gratuitamente o Livro MINDSET – 16 passos para mudar a sua mente e alcançar resultados extraordinários, aqui mesmo no site. Em Mindset eu mostro em 16 passos que, se mudarmos de ponto de vista, perceberemos que foi por meio de equívocos e de erros que aprendemos e nos tornamos quem somos. Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.

Mindsite - ebook gratuito

Insira seus dados a baixo para receber o e-book!

Abraços,

Katiane

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up