fbpx

3 maneiras de ser um líder mais empático e apoiar emocionalmente seus colaboradores durante a pandemia

Léder empático

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Como ser um líder mais empático durante a pandemia do coronavírus? Garantir a continuidade dos negócios começa com a conexão humana.

Historicamente, as pessoas tendem a  avaliar líderes com base em habilidades e qualificações fortes. Habilidades mais suaves, como  empatia, nem sempre fazem parte da lista. Mas a pandemia global mudou praticamente tudo, incluindo o que procuramos e precisamos de nossos líderes.

Todos estamos passando por essa pandemia, mas não estamos todos no mesmo barco. Isso está impactando as pessoas de todas as maneiras diferentes, e como líderes não podemos ignorar isso.

Precisamos priorizar a liderança empática: a capacidade de entender a necessidade do outro e usá-la como um ponto de partida para liderar, reunir e motivar as pessoas ao seu redor. 

Todos somos líderes – seja no trabalho, em nossas famílias ou em nossas comunidades – e como lideramos nesses tempos difíceis terá um efeito cascata. Aqui estão algumas reflexões sobre como abordar a liderança empática:  

 

  1. Seja humano

Mostre a seus colaboradores que eles são importantes para você. 

Isso pode parecer óbvio, mas ser empático começa com ser humano. Reserve um tempo para conversar com as pessoas – como elas estão lidando com sua saúde física e mental? Como estão suas famílias, pais, amigos? Frequentemente, abordamos essas questões como conversas pequenas no início de uma reunião, mas as tornamos significativas. Comece compartilhando suas próprias atualizações – boas, ruins e vulneráveis ​​- para permitir que outras pessoas compartilhem também. 

Ser humano também significa reconhecer os membros da equipe como pessoas que possuem necessidades únicas, não apenas como funcionários. Nossos colaboradores são parceiros, pais, irmãos, amigos e vizinhos, e devemos abraçar isso em vez de ignorá-lo.

Por exemplo, neste ponto, provavelmente muitos já estivemos em uma reunião on-line na qual o filho de alguém (ou animal de estimação) interrompe. Você não precisa ignorar isso. Em minha equipe de comunicação há uma jornalista que mora em um sítio. Em muitas reuniões que estamos realizando de forma on-line ouvimos pássaros, galinhas, entre outros animais. Essas pequenas coisas nos ajudam a conectar como pessoas, e não apenas como colegas de trabalho. 

 

  1. Lidere com flexibilidade

Leve em consideração circunstâncias atenuantes. 

Recentemente, ouvi alguém dizer que não estamos trabalhando em casa – estamos em casa, durante uma crise, tentando trabalhar. Eu sinto isso de todo o coração. 

Normalmente, um CEO pode não estar envolvido em ajudar os funcionários a assumir responsabilidades pessoais. Mas agora as linhas estão borradas e não podemos ignorar isso.

Estou incentivando a minha equipe a dedicar tempo – e literalmente bloqueá-lo em seus calendários – durante todo o dia para passar um tempo com a família, ajudar as crianças com os estudos (também on-line), verificar parentes idosos e, fundamentalmente, dedicar tempo para o autocuidado. 

Todos nós respeitamos esses bloqueios nos calendários uns dos outros, mesmo que isso seja um pouco “perturbador” para o curso normal dos negócios. Eu mesma tenho buscado bloquear o tempo para ajudar meu sobrinhos no aprendizado on-line ou ficar horas a fio falando com a minha filha que mora na Alemanha. Precisamos ser flexíveis conosco e com aqueles que nos rodeiam. 

 

  1. Siga com transparência, foco e ação

Realizar reuniões on-line de brainstorming pode realmente estimular mais criatividade do que pessoalmente. 

Em meio ao ciclo interminável de notícias e atualizações catastróficas, é extremamente difícil manter a calma e a produtividade. Mas precisamos manter o foco para garantir a continuidade dos negócios e sairmos mais fortes.

É importante que os líderes enfatizem o foco da empresa, sejam transparentes sobre os desafios que os negócios enfrentarão e reúnam toda a equipe para avançar. Tenho ministrado muitas palestras sobre liderança para diversos grupos de empresários. E algo que reforço sempre é para o fato de que, apesar de não estarmos juntos no escritório todos os dias, é importante mantermos os processos que nos mantêm no “caminho normal”. Por exemplo, realizar as reuniões semanais com a equipe e ser transparente sobre a saúde da empresa e onde a empresa está com seus objetivos de negócios e produtos. A transparência cria confiança, e o foco no objetivo nos mantém orientados para a ação.  

No final das contas, as pessoas irão intensificar se souberem que seu trabalho é significativo. As pessoas querem saber que, como estão presas em casa, seu trabalho e sua contribuição são importantes. Portanto, se pudermos nos relacionar com pessoas com empatia e nos unirmos em torno de uma missão compartilhada e senso de propósito, sairemos dessa crise mais fortes.


 

P.S. Para conquistar uma equipe produtiva e ter resultados positivos colhidos com frequência, é preciso adotar práticas capazes de manter os funcionários felizes e satisfeitos com a empresa.

Recursos Humanos, um e-book que ensina quais os aspectos chaves para compor sua equipe, motiva-la, mantê-la e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional.

 Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.

 Recursos Humanos

Insira seus dados a baixo para receber o e-book!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up