fbpx

Impacto do coronavírus: ser ágil é a chave para enfrentar esta crise nos negócios

Impacto do coronavírus

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Que a pandemia do novo coronavírus está impactando negativamente na economia, já é de conhecimento de todos. Muitas marcas estão sofrendo. 

Os bloqueios mantêm os clientes afastados das lojas, os problemas logísticos estão afetando as vendas do comércio eletrônico e os fechamentos das fábricas estão resultando em negócios fora de estoque. A chave para enfrentar essa onda de crise de saúde pública é ser ágil. Repensar sua estratégia de marketing para tornar-se mais relevante.

Vamos reconhecer isso como uma nova realidade e traçar uma navegação cuidadosa para agregar valor à vida do consumidor. Como as marcas reagem a essa crise vai moldar as percepções dos consumidores no futuro. As marcas precisam se preparar para sair da crise mais forte do que antes.

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

 

Estenda o suporte

Este não é o momento de pensar em como você poderia vender mais, mas como ajudar seus consumidores durante essa crise. Concentrar-se apenas nos lucros nesses tempos difíceis não ajudará sua marca a longo prazo – na verdade, isso pode até prejudicar. Fazer uma doação ou oferecer seus produtos ou serviços com desconto para pessoas vulneráveis neste momento será um gesto que poderá ser lembrado nos próximos anos.

Olhe em volta, mas evite copiar o que seus concorrentes estão fazendo. As marcas devem identificar o papel único que desempenham na vida de seus consumidores e como isso poderia ajudá-los durante essa crise. Pode ser um recurso adicional do seu produto ou serviço que ajuda as pessoas a ficar em casa e a se sentirem mais seguras ou ajudam o seu trabalho nos cenários domésticos. Os clientes perceberão tudo o que for um ponto de alívio e conveniência.

 

Comunique-se de acordo com o contexto – Mensagens e Tom

A crise atual é um grande momento para as marcas divulgarem uma comunicação responsável que apoie as pessoas. Entretanto, é preciso ter cautela ao colocar a sua comunicação no contexto certo, para evitar criar uma impressão negativa da marca e prejudicar a reputação da empresa. As marcas precisam garantir que a sua comunicação seja segura e relevante.

As coisas estão mudando rapidamente e algo que foi relevante ontem pode não ser mais hoje. Portanto, as marcas precisam manter os olhos abertos para notícias e conversas e se comunicar somente depois de considerar o contexto. Às vezes, é melhor não dizer nada, em vez de colocar a comunicação errada.

É preciso adaptar seu tom de voz de acordo com o contexto e evitar ser sarcástico ou cínico nesses momentos. Em vez disso, um tom mais empático, seguro e positivo. Uma ótima maneira seria ouvir seus consumidores diligentemente e refletir suas emoções em suas mensagens e tom.

É uma linha tênue que as marcas precisam seguir, com o risco de serem mal interpretadas pelos consumidores. Embora as intenções possam ser boas, a execução também deve ser ponderada. Uma marca deve ser vista como genuinamente preocupada com seus consumidores e não tirando proveito de uma situação.

 

Antecipar e adaptar

À medida que mais e mais pessoas são solicitadas a se isolar e ficar em casa, as marcas precisam antecipar mudanças no comportamento do consumidor que podem impactar a maneira como os consumidores interagem com suas marcas. Suas necessidades e expectativas podem mudar drasticamente.

Já vimos companhias aéreas oferecendo bilhetes flexíveis ou taxas de cancelamento mais baixo, sem observar a realidade das viagens atualmente. Conferências e eventos foram deslocados online, em vez de cancelados completamente. Os lançamentos de filmes foram adiados, respeitando o conceito de distanciamento social.

Quanto melhor você antecipar os cenários possíveis, mais preparado você estará e mais confiante estará na implementação das mudanças.

 

Permaneça conectado

Isso parece tão errado no momento em que todos praticam o distanciamento social. Mas o ponto é que as marcas precisam permanecer investidas nas relações com os consumidores durante a crise. Pode ser tentador continuar no modo de corte de custos e adotar convenientemente o silêncio da mídia. Mas este é o momento em que as marcas precisam apoiar seus consumidores, agregar valor às suas vidas e conquistar a sua confiança.

Se a sua marca está esgotando devido a fechamentos de fabricação ou atualmente está enfrentando uma demanda extremamente alta por determinados produtos ou atrasos logísticos, é essencial manter seus consumidores informados.

Ao mantê-los atualizados sobre a situação real e as medidas que você está tomando para atendê-las melhor, as marcas podem ajudar a reduzir seu aborrecimento e impedir que seus consumidores se mudem para outra marca. Use a comunicação multicanal para se envolver com seus consumidores, seja por email, sms, site, mídia social ou notificação por aplicativo. Isso garantirá que você seja capaz de responder melhor às suas preocupações, consultas e reclamações. Faça seus consumidores sentirem que estão sendo ouvidos. Dessa forma, você aproximará a sua marca de seus consumidores.

 

Aumente seus esforços de conteúdo digital

Com várias pessoas trancadas em suas casas, o conteúdo digital sofreu um aumento nos downloads. Pense em ideias para aproveitar esta oportunidade e envolver seus consumidores – aplicativos, vídeos e jogos da marca. As marcas podem criar conteúdo digital específico para seu setor.

Por exemplo, é o momento perfeito para as marcas do setor de saúde e fitness compartilharem informações relevantes e úteis – dicas de exercícios simples para fazer em casa ou receitas saudáveis ​​para tentar fortalecer o sistema imunológico. Mesmo que sua marca não esteja diretamente relacionada à saúde, mas tenha algo significativo a oferecer, fiel à sua marca.

 

Espalhe um pouco de alegria e positividade

Para criar relacionamentos mais fortes com os consumidores, especialmente em momentos de angústia, é importante ter empatia com o que seus consumidores podem estar lidando pessoal e profissionalmente.

Mas quando há uma quantidade esmagadora de notícias sobre doenças e mortes por toda parte, um pouco de distração e entretenimento leve podem adicionar um sorriso, uma ótima maneira de envolver as pessoas, desde que você seja atencioso com sua mensagem e tom. Explore pequenas maneiras de encantar seus consumidores, desde que faça sentido para a sua marca.

Lembre-se sempre de que é melhor permanecer fiel aos princípios e valores da sua marca do que simplesmente sair usando a pandemia para divulgação. 

Observou-se que histórias positivas não-coronavírus também têm capturado a atenção do espectador. As marcas devem adicionar a tintura de positividade às suas vidas, dizer-lhes que nem tudo está perdido, coisas boas continuam acontecendo ao nosso redor e que devemos celebrar esses momentos também.

 

Ajuste sua estratégia de marketing

Em tempos de incerteza, é melhor manter sua estratégia aberta à evolução – aprimoramento constante com base em novas oportunidades, problemas e informações. Como o curso dos eventos tem sido tão imprevisível, não há resposta certa e respostas predeterminadas têm mais probabilidade de estar erradas ou obsoletas ao longo do tempo.

As marcas precisam ajustar seus investimentos em mídia com base no humor e nas expectativas dos consumidores. A construção da credibilidade da marca deve ser priorizada em relação à promoção de vendas. Por exemplo, em um momento em que as demandas de bens essenciais estão disparando demais e há baixos estoques e atrasos nas entregas, não faz sentido executar campanhas on-line e descontos para adquirir novos consumidores. Em vez de fazer esforços para conquistar novos clientes, os profissionais de marketing de comércio eletrônico devem se concentrar em nutrir os clientes existentes com o maior valor da vida útil.

O que estamos testemunhando atualmente é sem precedentes. É verdadeiramente global e pode afetar todas as marcas, empresas e indivíduos. Em tempos de crise, procuramos líderes e instituições para orientação, informação e garantia. Cada vez mais as pessoas procuram marcas para o mesmo. É hora das marcas chegarem à ocasião.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up