fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Katiane Vieira

8 maneiras pelas quais pessoas inteligentes usam o fracasso a seu favor

Um dos maiores obstáculos para o sucesso é o medo do fracasso. O medo do fracasso é pior do que o próprio fracasso porque o condena a uma vida de potencial não realizado.
artigo

Compartilhe:

O fracasso é algo que todos nós experimentamos em algum momento de nossas vidas. Pode ser um resultado insatisfatório em um projeto, uma decisão equivocada ou uma escolha errada. No entanto, em vez de considerarmos o fracasso como um fim, podemos usá-lo a nosso favor. 

As pessoas que fazem história – verdadeiros inovadores – levam as coisas um passo adiante e veem o fracasso como um mero trampolim para o sucesso.  

Thomas Edison é um grande exemplo. Levou 1.000 tentativas para desenvolver uma lâmpada que realmente funcionasse. Quando alguém lhe perguntou como era falhar 1.000 vezes, ele disse: “Não falhei 1.000 vezes. A lâmpada foi uma invenção com 1.000 passos.” 

Essa atitude é o que separa os sucessos dos fracassos. Thomas Edison não é o único.  

O manuscrito de JK Rowling para Harry Potter só foi aceito depois que doze editoras o negaram, e mesmo assim ela recebeu apenas um adiantamento nominal.  

Oprah Winfrey perdeu o emprego como âncora do noticiário de Baltimore por se envolver emocionalmente demais em suas histórias, uma qualidade que se tornou sua marca registrada.  

Henry Ford perdeu seus financiadores duas vezes antes de conseguir produzir um protótipo viável de automóvel. A lista continua e continua. 

"Se você acha que pode fazer uma coisa ou pensa que não pode fazer uma coisa, você está certo."

Então, o que separa as pessoas que permitem que seus fracassos as atrapalhem daquelas que usam o fracasso a seu favor?  

Parte disso se resume ao que você faz e o resto se resume ao que você pensa. 

As ações que você toma diante do fracasso são críticas para sua capacidade de se recuperar dele e têm grandes implicações sobre como os outros veem você e seus erros.  

Existem cinco ações que você deve tomar quando falhar que lhe permitirão ter sucesso no futuro e permitir que outras pessoas o vejam positivamente, apesar de seu fracasso. 

  • Dê as más notícias você mesmo.  

Se você cometeu um erro, não cruze os dedos e espere que ninguém perceba, porque alguém vai notar – é inevitável. Quando alguém aponta sua falha, essa falha se transforma em duas. Se você ficar quieto, as pessoas vão se perguntar por que você não disse algo e provavelmente atribuirão isso a covardia ou ignorância. 

 

  • Ofereça uma explicação, mas não dê desculpas.  

Reconhecer seus erros pode realmente melhorar sua imagem. Mostra confiança, responsabilidade e integridade. Apenas certifique-se de se ater aos fatos.  

“Perdemos a conta porque perdi o prazo” é um motivo. “Perdemos a conta porque meu cachorro passou o final de semana doente e isso me fez perder o prazo” é uma desculpa. 

 

  • Tenha um plano para consertar as coisas.  

Admitir um erro é uma coisa, mas você não pode parar por aí. O que você faz a seguir é crítico. Em vez de ficar parado, esperando que alguém limpe sua bagunça, ofereça suas próprias soluções. É ainda melhor se você puder contar ao seu chefe (ou a quem quer que seja) as etapas específicas que você já deu para colocar as coisas de volta nos trilhos. 

 

  • Tenha um plano de prevenção.  

Além de ter um plano para consertar as coisas, você também deve ter um plano para evitar cometer o mesmo erro no futuro. Essa é a melhor maneira de assegurar às pessoas que coisas boas resultarão de seu fracasso. 

 

  • Volte para o cavalo.  

É importante que você não deixe que o fracasso o torne tímido. Essa é uma mentalidade que o suga e o prejudica toda vez que você escorrega. Reserve um tempo suficiente para absorver as lições de seu fracasso e, assim que tiver feito isso, volte e tente novamente. Esperar apenas prolonga os sentimentos ruins e aumenta a chance de você perder a coragem. 

Sua atitude diante do fracasso é tão importante quanto as ações que você toma. Usar o fracasso a seu favor requer resiliência e força mental, ambas características da inteligência emocional 

Dica: No meu site você pode fazer gratuitamente um teste para saber seu nível de inteligência emocional. Se te interessa, CLIQUE AQUI 

Quando você falha, há três atitudes que você precisa estar atento: 

  • A perspectiva é o fator mais importante ao lidar com o fracasso.  

As pessoas que são hábeis em se recuperar após o fracasso são mais propensas a culpar o fracasso por algo que fizeram – o curso de ação errado ou um descuido específico – em vez de se responsabilizar por suas atitudes. As pessoas que são ruins em lidar com o fracasso tendem a culpar o fracasso por sua preguiça, falta de inteligência ou alguma outra qualidade pessoal, o que implica que eles não tinham controle sobre a situação. Isso os torna mais propensos a evitar riscos futuros. 

 

  • O otimismo é outra característica das pessoas que se recuperam do fracasso.  

Esse senso de otimismo é o que impede as pessoas de sentirem que o fracasso é uma condição permanente. Em vez disso, eles tendem a ver cada falha como um bloco de construção para seu sucesso final por causa do aprendizado que isso proporciona. 

 

  • Persistência.  

O otimismo é um sentimento de positividade; persistência é o que você faz com ele.  

É o otimismo em ação. Quando todo mundo diz: “Já chega” e decide desistir e ir para casa, as pessoas persistentes se livram desses fracassos e seguem em frente. Pessoas persistentes são especiais porque seu otimismo nunca morre. Isso os torna ótimos para superar o fracasso. 

 

Juntando tudo 

O fracasso é um produto de sua perspectiva. O que uma pessoa considera uma derrota esmagadora, outra vê como um pequeno revés. A beleza é que você pode mudar a forma como vê o fracasso para poder usá-lo para melhorar a si mesmo. 

Como você lida com o fracasso? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo, pois aprendo tanto com você quanto você comigo. 

 

Você também pode acessar o meu canal do Youtube e conferir muito conteúdo que disponibilizo em vídeo. Youtube.com/katianevieira 

Vou deixar aqui embaixo uma sugestão de conteúdo em vídeos que talvez te interesse. Basta clicar e assistir! 

Compartilhe:

Picture of Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

2 Responses

  1. Um dia li uma frase q me marcou, ” nunca desista”, as vezes fico cansada com algo q não da certo, então paro e descanso. Depois volto onde parei e recomeço, até conseguir o resultado q eu quero.

    1. Olá Nelci,

      Agradeço por compartilhar sua reflexão conosco. É realmente inspirador ver como você está aplicando a sabedoria de nunca desistir em sua vida, especialmente quando se depara com desafios e fracassos.

      O artigo sobre como pessoas inteligentes usam o fracasso a seu favor enfatiza a importância de encarar o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Sua abordagem de tirar um momento para descansar quando algo não sai como o planejado e depois voltar onde parou e continuar é uma estratégia muito valiosa.

      Descansar e recuperar a energia é essencial para enfrentar os desafios de forma mais eficaz. É uma maneira inteligente de cuidar de si mesma e garantir que você esteja preparada para superar os obstáculos que possam surgir em seu caminho.

      Além disso, continuar após uma pausa pode permitir que você veja as situações com uma perspectiva renovada e encontrar novas abordagens para alcançar o resultado desejado.

      Essa atitude de persistência e resiliência é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento. Entender que o fracasso faz parte do processo e usá-lo como uma oportunidade de aprendizado é o que diferencia as pessoas inteligentes e bem-sucedidas.

      Lembre-se sempre de que cada desafio superado é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Continue aplicando essa mentalidade positiva em sua vida, pois ela certamente irá te levar a grandes realizações.

      Se tiver mais experiências ou insights para compartilhar, sinta-se à vontade para interagir e enriquecer nossa comunidade. Estamos aqui para apoiá-la em sua jornada de desenvolvimento pessoal e crescimento contínuo.

      Abraços, Katiane ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar
Categorias
Teste de Inteligência Emocional
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook