fbpx

10 hábitos que você precisa parar se quiser ser bem-sucedido

Hábitos

Compartilhe:

Ser bem-sucedido significa algo diferente para cada pessoa: como a beleza, ela existe no olho do observador.

Embora seja de responsabilidade de cada um de nós determinar para si o que significa ser bem-sucedido, há definitivamente obstáculos para alcançar este significado. Um deles está em sua capacidade em deter o seu sucesso. Mas como parar de se sabotar?

Se você tem um objetivo, e quer parar de tomar ações que bloqueiam a realização do seu sucesso, saiba que você tem o poder e controle para cessar com as seguintes atitudes adotadas por você diariamente:

  1. Procurar culpados

Pare de culpar outras pessoas por você não conseguir o que quer. Pare de se recusar a aceitar as responsabilidades por seus erros. Você faz suas próprias escolhas e você faz o seu próprio caminho. É preciso parar de justificar suas escolhas erradas e parar de atribuir a sua falta de sucesso para as coisas fora do seu controle. As pessoas de sucesso não fazem isso.

Você vai errar. Em algum momento todos erram. Quando isso ocorrer, inevitavelmente você deve olhar para dentro, de uma forma a não se julgar, e descobrir o que você pode fazer melhor da próxima vez. Não perca tempo procurando culpados externos ou criando desculpas para o porque de você não ter alcançado o sucesso.

  1. Concentrar-se no negativo

Sim, há circunstâncias negativas na vida que você não tem nenhum controle sobre. Entretanto, há também uma abundância de experiências positivas em sua vida. Estou disposta a apostar que você tem mais pontos positivos em sua vida do que negativos. Você é capaz de viver com uma perspectiva positiva. Se você quiser cultivar o sucesso em sua vida, você precisa se concentrar em tudo o que há de bom. Você não deve ignorar o negativo, apenas não dê muito de sua atenção a ele. Caso contrário você nunca irá se sentir bem-sucedido, pois estará focado em condições desfavoráveis de sua vida. Mesmo se você chegar a um nível de sucesso ostensivo, continuar com seu foco sobre os aspectos negativos, irá impedi-lo de saboreando suas realizações.

  1. Medo de falhar

Como já mencionei anteriormente, você vai falhar! Entretanto, não há nenhuma razão para ter medo de falhar. Em vez disso, você deve: aceitar que cometer erros faz parte do processo; aprender com os erros cometidos; e, finalmente, melhorar a partir deles.

Quando você é bem-sucedido, você sabe que estará sempre buscando o seu melhor. Quando você falha não é um reflexo de você como pessoa; você não é uma pessoa imperfeita. Veja o fracasso como uma oportunidade de crescer, e não como algo a ser temido.

  1. Buscar a maneira fácil

Não quero dizer com isto que para ser bem-sucedido você deve superar uma certa quantidade de adversidade e sofrimento. O que isto significa é que pessoas bem-sucedidas não olham para o caminho mais fácil. Isto por que, simplesmente passear ao longo da vida sem correr riscos não é o caminho para o sucesso. Você precisa desafiar a si mesmo às vezes. Empurrar-se e esticar seus limites. Dispor-se a alcançar o seu potencial máximo, e depois, ir além disso. Superar a si mesmo, é um sucesso em si.

  1. Agredir-se

Você não iria nunca se agredir fisicamente. Então por que agredir-se emocionalmente e mentalmente? Aprender a lidar habilmente com seus pensamentos e emoções quando você está enfrentando situações adversas é crucial para ser bem-sucedido.

Ficar chateado com as coisas. Expressar suas emoções de forma adequada. Ser infeliz ao longo do tempo. Tudo isto vai acontecer. Entretanto, não fique remoendo memórias desagradáveis, muito menos se deixar abater sobre as coisas que já ocorreram. Muito tempo e energia gastos com este tipo de pensamento desvia sua atenção dos esforços mais importantes, como progredir em direção a seus objetivos.

  1. Ser ingrato

A melhor maneira de estabelecer uma maior satisfação em vida é ser mais grato. Pesquisas no campo na neurociência comprovam que ser grato não apenas gera felicidade, mas também gera sucesso e longevidade. Pessoas com cultivam um sentimento de gratidão por sua vida e tudo que compreende que terá, possuem maiores chances de alcançar a riqueza e realizar seus objetivos.

Eu não me refiro apenas a riqueza financeira porque a riqueza inclui todos os tipos de objetos de valor. Não estou propondo que todas as pessoas financeiramente ricas são gratas e, portanto, bem-sucedida, ou que todas as pessoas financeiramente pobres são ingratas e, portanto, sem êxito.

Se você almeja sucesso, observe todas as coisas pelas quais você é grato. Sua gratidão vai servir como uma bússola para sua vida. Ela vai orientar suas tomadas de decisões, e levá-lo ao sucesso.

Leia mais em: O que a gratidão tem a ver com a realização dos seus sonhos 

  1. Concentrar-se apenas em suas necessidades

Concentrar-se apenas em si mesmo não vai ajudá-lo a alcançar o sucesso. Você pode ser a pessoa mais rica do planeta, e aos olhos de outros, ser extremamente bem-sucedido. Se você acumular riqueza aproveitando-se de pessoas ou sendo egoísta, o fato é que, na realidade, você não é bem-sucedido. Acredite, nestas circunstâncias, provavelmente você não seria muito feliz. A melhor maneira de ter sucesso na vida é ajudar alguém!

  1. Distrair-se

Você ia iniciar o seu livro, mas… você ia lançar sua ideia naquela reunião de trabalho, mas… você recebeu a oportunidade de negócio dos seus sonhos, mas … você ia viajar pela Ásia, mas …

Entendo que, às vezes, a vida nos leva um curso diferente. Acontece. Entretanto, você não pode permitir distrações quando o assunto é a realização seus sonhos. Quando você permite que as distrações bloqueiem suas ações, você estará movendo-se cada vez mais, para longe de seus objetivos.

Isso começa com a sua vida diária. Entrar nas redes sociais e verificar e-mails é divertido, e muitas vezes necessário, mas não permita que a era tecnológica moderna impeça que você faça o que tem que ser feito hoje. O sucesso é baseado em trabalhar em direção a seus objetivos, portanto, não permita que interrupções e distrações o impeça de chegar lá.

  1. Viver sem rumo

É de sua responsabilidade determinar suas metas e objetivos de vida. Ser bem-sucedido significa que você está cumprindo seu propósito de vida todos os dias.

Se seu objetivo é super ambicioso, como resolver a fome mundial ou mais viável como ser feliz, não importa. O ponto é que você está apontando para ser o melhor que pode ser. Constantemente vagando pela vida sem qualquer ambição ou sem contribuir em nada para a sociedade não é como as pessoas fazem sucesso.

Leia mais em: A importância de ter um Propósito de Vida 

  1. Desistir

Quando você enfrenta um obstáculo improvável na vida, como você responde? Você desisti, ou você continuar pressionando? As pessoas de sucesso não desistem. Elas comprometem-se a chegar ao seu destino final. Elas até podem nunca chegar lá, mas elas não permitem que os percalços as impeçam de tentar. Isso significa continuar apesar dos fracassos e decepções.

Sucesso engloba uma série de diferentes campos. O que funciona para o sucesso financeiro pode não se traduzir em sucesso do relacionamento. Ser bem-sucedido como atleta não necessariamente o torna bem-sucedido como um aluno. Existem vários graus de sucesso, depende em que situação se está.

Independentemente disso, a espinha dorsal fundamental do sucesso é tentar o seu melhor. Se você colocar o seu melhor esforço, sem prejudicar os outros no processo, você será uma pessoa bem-sucedida. Isso pode se aplicar ao trabalho, família, amigos, relacionamentos, etc. Como John Wooden dizia:

Sucesso é a paz de espírito que é um resultado direto da autossatisfação em saber que você fez o seu melhor para se tornar o melhor que você é capaz de se tornar.

Eu acho que esta frase resume tudo perfeitamente!

A vida é dura? Às vezes. Entretanto, quanto mais desafios você superar, mais forte você ficará depois. E o seu sucesso, depende exclusivamente de você!

Abraços, e até o próximo post!

Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar as dificuldades que você tem encontrado ou alguma estratégia utilizada por você para realizar seus objetivos!



Quer saber mais sobre felicidade, sucesso e bem estar? 

Então aproveite e baixe grátis o e-book Propositologia! Nele você encontrará um método poderoso para identificar seus Valores e um exercício prático que irá te ajudar a traçar seu caminho!

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!