fbpx

Perspectiva sobre o controle: temos mais agora do que nunca

controle(artigo)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No momento, pode parecer que muitas coisas estão fora de controle e, mais pessoalmente, fora de nosso controle individual. 

Há incerteza quanto ao futuro e limites reais colocados nas escolhas que podemos fazer, para onde podemos ir e com quem podemos estar. Mas talvez aquilo que pareça limitar nosso controle possa realmente ser uma oportunidade para maior controle.

Antes de explicar, porém, também pode ser útil considerar a ideia de que o mundo não está mais fora de nosso controle agora do que em qualquer outro momento. Doenças, acidentes e desastres naturais são sempre realidades da vida. Essas coisas nunca estão realmente sob nosso controle, assim como o COVID-19.

O que mudou é que agora estamos acordados da complacência. A falsa sensação de segurança que acompanha a normalidade da vida cotidiana foi apagada. O que mudou é que nossa consciência individual e coletiva está atualmente consciente dessa ameaça comum ao nosso estilo de vida e à nossa própria vida. O problema aqui é que esta consciência acaba fazendo com que as pessoas passem a “pensar demais” sobre o que está fora de nosso controle, quando na verdade esta pandemia nos deu controle sob muitas coisas e, de certa forma, mais agora do que nunca.

Fazer um balanço das coisas que estão sob nosso controle e exercê-las de maneira positiva pode ajudar a instalar uma sensação de paz e estabilidade em momentos difíceis e inseguros.

Para a maioria de nós, existem parâmetros novos e restritivos colocados em nossas vidas. Isso significa mais tempo em casa, o que significa que não precisamos estar, de fato, não podemos estar em outro lugar. Isso pode se traduzir em mais tempo livre para muitos, mas também significa mais liberdade com o tempo. Quando comemos, exercitamos, conversamos ao telefone ou dormimos. 

Embora essa falta de estrutura possa ser perturbadora, ela também pode nos fornecer um controle maior. Aqui estão alguns exemplos de coisas que muitos de nós teria maior dificuldade quando vivíamos em nossa “normalidade da vida cotidiana”. Depois de ler essas poucas ideias, talvez você dedique algum tempo a refletir sobre outras áreas da sua vida sobre as quais você tem controle.

 

Comer 

Para aqueles que normalmente trabalham em outro lugar que não seja o lar, nossas escolhas alimentares podem ser limitadas. Comemos o que tínhamos o pensamento de jogar em uma sacola às pressas da porta, ou a seleção limitada de alimentos de estabelecimentos a uma curta distância do local de trabalho. 

Nossa dieta geralmente sofre com as escolhas limitadas. Se você tiver a sorte de ter uma geladeira relativamente cheia, terá muito mais controle sobre as escolhas alimentares à sua disposição. O lado negativo é: você tem muito mais controle sobre suas escolhas alimentares. No entanto, as opções, saudáveis ou não, estão disponíveis e estão sob seu controle.

 

Entretenimento 

Embora as salas de concerto, os cinemas e os estádios esportivos estejam fechados, as possibilidades de como nos divertimos são quase infinitas e estão ao nosso alcance. Hobbies, jogos, música e televisão são apenas alguns exemplos de maneiras pelas quais podemos nos divertir. 

Muitos estão assistindo mais televisão durante esse período, e nunca houve uma variedade tão grande de centenas de opções. E o controle está literalmente na sua mão, com o toque dos seus dedos. Como comer, o que escolhemos ingerir mentalmente pode ter efeitos profundos em nosso bem-estar. Da mesma forma, nosso corpo costuma nos dizer quando fazemos escolhas alimentares ruins, preste atenção no que você pensa e sente depois de consumir entretenimento. 

Ao estar ciente do que nossos corpos e mentes estão nos dizendo, podemos controlar melhor o que é saudável e o que não é. Felizmente, essas escolhas estão sob nosso controle.

 

Exercício

 Embora as academias fechadas ou com restrições limitem onde e como podemos nos exercitar, muitos de nós têm maior controle sobre quando praticam exercícios. Não ficar confinado a um escritório ou outro espaço de trabalho, ou um código de vestimenta específico, pode nos libertar das restrições práticas que geralmente limitam quando nos exercitamos. 

Um banho e uma muda de roupa estão logo ali. Meu palpite é que muitos têm mais controle do que nunca quando encaixam exercícios em sua programação.

 

Relacionamentos

Normalmente, nossa vida ocupada limita o quando e como nos conectamos. Ao compartilharmos essa pausa mútua, muitos têm maior liberdade e mais tempo para se conectar. Embora a proximidade física seja restrita, os horários foram liberados e temos tecnologia à nossa disposição. Podemos controlar o tempo que gastamos nos conectando com entes queridos e amigos.

 

Realizar pequenos trabalhos

Todos nós temos aquele lugar que pode se beneficiar de um pequeno trabalhos. Pode ser arrumar uma gaveta, trocar uma lâmpada, organizar seus livros. Realizar aqueles pequenos trabalhos que você tem postergado a muito tempo e restaurar a organização e a ordem, podem nos ajudar a nos sentirmos mais serenos e no comando do espaço no qual agora somos forçados a gastar muito mais tempo. Concluir esse longo projeto procrastinado é um bônus adicional.

 

Fazer a nossa parte para mitigar o COVID-19

Somos todos agentes de nossas próprias ações e comportamentos e podemos controlar as escolhas que fazemos em relação ao distanciamento social. Trabalhadores essenciais têm menos opções, é verdade, mas mesmo eles podem fazer sua parte dentro dos parâmetros estabelecidos para mitigar a propagação do vírus. Também está sob nosso controle optar por ajudar os outros de muitas maneiras. E isso não é bom apenas para quem ajudamos, é bom para nós e está sob nosso controle.

Nada disso deve diminuir as profundas dificuldades que se sucederam a tantos durante esta pandemia. Muitos têm menos opções reais do que outros. O objetivo é trabalhar para mudar a perspectiva do que está fora de nosso controle, ao qual somos sujeitos, para o que está sob nosso controle, do qual podemos ser mestres.  

É claro que exercitar todo esse controle requer um nível de autodisciplina que desafia todos e cada um de nós. Mas que melhor época para trabalhar em nossa força de vontade e praticar um pouco de autocontrole?

Apesar de tudo o que está acontecendo agora com a pandemia do COVID-19, apesar de tudo o que está fora de nosso controle, temos uma oportunidade incrível de escolher focar naquilo que está sob nosso controle. 

Boa sorte. Estou contigo.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

2 respostas

  1. Boa noite Katiane.

    Parabéns pelo artigo, que alias; é muito pertinente para os dias que estamos vivendo.

    Leandro V. Menezes

    1. Olá, Leandro! Obrigada por sua mensagem. Também achei bem pertinente trazer este assunto para discussão. Estamos vivendo tempos difíceis, e por mais que seja duro admitir, nem toda situação pode estar sob nosso controle. Por isso, precisamos focar no que está. É ai que passamos a fazer a diferença. Tanto em nossas vidas, como na vida de outras pessoas! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up