fbpx

Liderança extraordinária para tempos extraordinários

Como alguém se torna um líder servil e traz o melhor de si e dos outros?
Liderança

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Que tipo de liderança é necessária em tempos difíceis? Como os gerentes podem melhor orientar os funcionários no caos e na incerteza? Como os pais podem ajudar os filhos a lidar com uma realidade perturbadora, sem precedentes para todos?

O que é certo é que situações excepcionais requerem liderança extraordinária.

Na década de 1970, o estudioso organizacional Robert Greenleaf apontou que os líderes verdadeiramente extraordinários da história adotavam os princípios da liderança servil. Moisés e Jesus se viam como servos, não apenas de Deus, mas de seus seguidores; milhares de anos depois, Gandhi e Nelson Mandela seguiram os passos dos grandes líderes religiosos. Em 11 de fevereiro de 1990, em seu primeiro discurso público depois de passar 27 anos na prisão, Mandela disse isso a seus colegas sul-africanos: “Eu estou aqui diante de você não como profeta, mas como um humilde servo de vocês, o povo”.

Nas organizações, os líderes servidores essencialmente alteram o organograma típico. A maioria dos gráficos tem o CEO, presidente ou diretor gerente no topo, depois a gerência sênior logo abaixo e a gerência intermediária. Na parte inferior, você encontra os funcionários da linha. Os líderes servidores pegam esse organograma e o invertem, de modo que eles estejam no final servindo o resto da organização. De uma maneira que vai além de apenas declarações, eles genuinamente procuram servir aqueles que normalmente estariam sob eles.

A liderança servil, ou liderança servidora gera resultados superiores, tanto para o indivíduo quanto para o grupo, tanto para empresas quanto para famílias. É especialmente importante em meio à incerteza, quando o caminho a seguir não é claro e a visibilidade é imprecisa.

Como alguém se torna um líder servil e traz o melhor de si e dos outros?

Ouça primeiro

Quando estudiosos estudaram líderes servis, eles identificaram uma série de características, incluindo conscientização, comprometimento com o crescimento e desenvolvimento de outros, previsão e assim por diante.Segundo Robert Greenleaf, um líder servil “responde a qualquer problema ouvindo primeiro”, porque o que escuta “constrói força em outras pessoas”.

Pesquisas na área da psicologia clínica afirmam esse achado, demonstrando que os terapeutas mais capazes não são os mais brilhantes ou perspicazes, mas aqueles que ouvem empaticamente seus clientes. O mesmo se aplica no contexto de uma família – é provável que os parceiros que ouvem um ao outro desfrutem de um vínculo forte que possa suportar as dificuldades e que as crianças ouvidas tenham maior probabilidade de desfrutar de maiores níveis de autoconfiança.

Neste momento de crise, precisamos mais do que nunca de funcionários mais fortes, indivíduos capacitados, relacionamentos fortes e filhos confiantes. Essas são precisamente as características que a liderança servil gera, principalmente por meio de sua qualidade de escuta.

Expresse interesse genuíno pelo outro

Ouvir, seja para um professor, gerente ou pai, significa expressar interesse genuíno no que a outra pessoa está pensando, experimentando e precisando para trabalhar ou se sentir melhor. Trata-se de cultivar a confiança, incentivar a abertura e criar um ambiente que é, nas palavras da professora Amy Edmondson, de Harvard, psicologicamente seguro.

Meu mentor do curso de psicologia positiva, Martin Seligman, personifica a essência da liderança servil. Muitas vezes, ao encontrar um aluno, ele perguntava: “como você está? … realmente.” Ao enfatizar o “realmente” no final de sua pergunta, ele comunicou seu interesse genuíno por nós. Consequentemente, nos abrimos para ele, e sua escuta generosa nos ajudou a nos sentirmos melhor, entender melhor e sermos melhor.

Escute a si mesmo

Mas não é apenas ouvir aos outros que importa. Ouvir a nós mesmos – estar atento às nossas necessidades neste momento – não é menos importante. Mesmo que a maioria de nós não esteja voando ao redor do mundo no momento, devemos lembrar os conselhos que recebemos cada vez que embarcamos em um avião: colocar nossa própria máscara de oxigênio em primeiro lugar. Para ajudar o outro em um momento de crise, é preciso primeiro ajudar a si mesmo.

Quer estejamos liderando uma família, uma equipe pequena ou uma organização grande, “ouvir primeiro” deve ser o nosso grito de guerra, pois enfrentamos desafios complexos e atravessamos terrenos traiçoeiros. O compromisso de ouvir e servir pode não garantir o sucesso, mas aumenta significativamente a probabilidade de sairmos mais fortes e melhores da experiência – como indivíduos, famílias e organizações.

 


 

P.S. Para conquistar uma equipe produtiva e ter resultados positivos colhidos com frequência, é preciso adotar práticas capazes de manter os funcionários felizes e satisfeitos com a empresa.

Recursos Humanos, um e-book que ensina quais os aspectos chaves para compor sua equipe, motiva-la, mantê-la e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional.

 Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.

 Recursos Humanos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up