fbpx

Novas ideias: A importância da criatividade nos negócios em tempos de crise

site

Compartilhe:

Novas ideias sempre são um ingrediente fundamental para transformar um negócio mediano em um verdadeiro exemplo de êxito. Encontrar novas oportunidades em coisas que parecem triviais, ou mesmo falhas, pode ser a chave para o seu sucesso. Em tempos de crise, então, essa criatividade é fundamental para manter o negócio funcionando!

Ter novas ideias e estar à frente da concorrência é difícil, especialmente quando a crise domina o cenário atual do país. Portanto, não basta apenas ter vontade de empreender: é preciso tornar a criatividade um hábito.

É ela que vai oferecer uma saída para que o empreendimento possa crescer mesmo em momentos de dificuldades: ao resolver problemas de forma original e inovadora, a empresa dá um passo à frente e deixa a concorrência comendo poeira.

Agora que você já entendeu a importância da criatividade, vamos mostrar algumas maneiras de se manter criativo mesmo em tempos de crise. Confira:

Aproveite a sua essência brasileira

Uma característica que é sempre associada ao brasileiro é a sua criatividade. Afinal, o brasileiro sempre encontra um jeitinho de resolver os mais diversos problemas em momentos de aperto, não é mesmo?

Use esse traço a seu favor: explore essa criatividade que se adapta às adversidades e busque por soluções que possam resolver o seu problema.

Além disso, esqueça aquela ideia de que a criatividade é para poucos sortudos. Tenha em mente que todos nós somos criativos e que é por meio das tentativas e erros que aprendemos a desenvolver ainda mais nossa criatividade.

Busque ideias em fontes diferentes

Frequentemente, a resposta de que você precisa não está nos lugares que você já olhou. Convenhamos, se estivesse, você teria achado! A questão é: você precisa abrir a sua mente e aprender coisas novas se quiser encontrar algo para mudar no seu dia a dia.

Os tempos de crise exigem que você reinvente processos e formas de pensar. Visite uma empresa de outro segmento, por exemplo, e pesquise na internet casos de empreendedores que apostaram em ideias criativas para driblar a crise. Você vai se inspirar com as histórias e quem sabe pode encontrar exatamente a solução de que precisava.

Permita-se relaxar mesmo em tempos de crise

Todo cérebro possui seu limite e tentar se forçar além dele nem sempre é boa ideia. Ficar uma hora a mais trabalhando de vez em quando contribui para o crescimento da sua empresa, mas fazer isso todo santo dia só vai fazer com que você desista do que já construiu.

Além, é claro, de fechar ainda mais a sua mente (você leu o item 2, certo?) para outras formas de agir. Por isso, é importante ter um dia na semana e uma hora todo dia para se desconectar do seu trabalho.

Torne o questionamento um hábito

Já falamos duas vezes que tempos de crise tornam a criatividade uma necessidade. Sendo assim, por que não torná-la um hábito? Você provavelmente já não tem muito tempo de parar e refletir sobre o andamento do seu negócio com calma, então é melhor aprender a fazer isso sem esforço ao longo do dia.

Um exercício bom é anotar todos os seus questionamentos, sejam eles relacionados ao trabalho ou não, e contá-los no fim do dia. Se você gosta de gráficos, monte um para ver o quanto seus questionamentos têm crescido.

Não sabe como criar novos hábitos? Sugiro a leitura do livro Hábitos de Sucesso: Um guia sobre como construir bons hábitos e mudar hábitos ruins.

Pronto! Agora você já sabe como a criatividade é importante nos negócios e o que fazer para se manter sempre criativo. Se está a procura de soluções para que o seu empreendimento possa sobreviver aos tempos de crise, a criatividade deve ser um item fundamental em sua estratégia.

Gostou deste artigo? Quer continuar acompanhando meus conteúdos? Então siga-me nas redes sociais @katianevieiraoficial ou assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Precisa de ajuda para desenvolver a sua criatividade? Saiba que há método para isso. Falo sobre um método muito eficiente (é o que eu uso) no Podcast Como Desenvolver a criatividade. Confira!

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!