fbpx

Você é um líder no Trabalho?

Lider-

Compartilhe:

5 qualidades que definem um verdadeiro líder no local de trabalho

Fomos condicionados a pensar que para ser um líder no trabalho, você tem que estar em uma posição de poder. Mas a verdadeira liderança pode vir de qualquer lugar. Porque não é o título do trabalho que permite uma grande liderança, é o compromisso de criar mudanças positivas em si mesmo e nos outros.

Se gerente sênior ou funcionário contrato, se você quiser se tornar um verdadeiro líder no local de trabalho – alguém que influencia os outros a fazer mais, ser mais, e dar mais – começam aqui, perguntando a si mesmo se você possuir estas qualidades fundamentais:

 

Você é emocionalmente apto?

Líderes extraordinários sentem-se seguros em ambientes incertos. Isso não significa que você tem todas as respostas, mas você tem a convicção interior de que você pode encontrar a resposta e seguir em frente. A chave é a aptidão emocional – um estado de prontidão. Tendo uma capacidade para o humor, curiosidade, compaixão e criatividade em um ambiente estressante vai crescer a sua flexibilidade e força emocional. Como você se sai em tempos de caos? Qual é a sua capacidade para trazer esse sentimento de certeza, criatividade, visão e direção para tempos de incerteza?

 

Você está aberto para o crescimento?

Os verdadeiros líderes compreendem as suas próprias capacidades e limitações, e usam esse conhecimento para desafiar-se consistentemente a crescer.

Como você reage a críticas e contratempos? Um verdadeiro líder vê as críticas e contratempos como uma oportunidade para melhorar, bem como um desafio para provar-se para os outros.

Você está constantemente tentando aprimorar e expandir suas habilidades? O desenvolvimento profissional é um componente chave da liderança, isso significa trabalhar suas ferramentas de comunicação, perspicácia técnica, ou tentar algo novo por completo.

Quando você está constantemente se esforçando para melhorar a si mesmo, você será capaz de dar e tornar-se mais do que você jamais imaginou ser possível, desafiando as probabilidades, estabelecendo um novo padrão e intensificando a criar o futuro que você deseja.

 

Você apoia os seus colegas?

Um verdadeiro líder é um grande facilitador. Muitas vezes, aqueles em posições executivas intimidam os seus colegas com seu título e poder, assumindo a liderança em uma reunião ou dar longos discursos sobre a sua opinião. Mas os líderes de sucesso incentivar outras pessoas a expressar suas opiniões. Eles são hábeis em encontrar a grandeza nos outros e apoiar os seus colegas, pois eles não têm medo em sentar e ouvir o que os outros têm a dizer. E se eles não concordam com o que foi dito, eles vocalizar sua opinião de forma construtiva, não colocam ninguém para baixo, especialmente na frente dos outros. Porque um verdadeiro líder entende que, quando as pessoas são estimuladas para o progresso e honradas de forma consistente, a sua vontade para se tornarem melhores aumenta também.

 

Você é engenhoso?

Um dos mais importantes conjuntos de habilidades de qualquer grande líder é desenvoltura. Agora, isso não significa apenas que você tem a capacidade de fazer mais com menos. Trata-se de perceber que você pode fazer mais com menos, porque você e seus colegas têm mais potencial do que você pode ter pensado antes. E isso pode abrir a porta para uma maior realização.

Um verdadeiro líder quer redefinir o possível: extrair melhores resultados, acabar com a desordem de todos e se concentrar em como obter resultados reais. Porque para um líder, não há tal coisa como recursos limitados, há apenas oportunidades de inovação e auto-realização.

 

Você incorporam os valores fundamentais?

O que sua empresa representa? Como você ancora suas ações e comportamento para esses valores?

Um verdadeiro líder tem um profundo entendimento da missão da empresa e encarna os valores fundamentais estabelecidos. Enquanto isto pode não parecer importante, você pode ser surpreendido como ao encontrar um funcionário que pode verbalizar as metas e crenças da organização que ele ou ela trabalha. E quando um colaborador mantém esses pilares culturais da empresa na vanguarda de tudo o que fazem, ele ou ela está em melhor posição para influenciar os outros. Porque a liderança não é apenas sobre ganhar o jogo, é sobre dar forma ao campo para que ele realmente seja o reflexo dos objetivos da empresa.

Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar o que você tem feito para ser um verdadeiros líder no ambiente de trabalho!

Forte abraço e até o próximo post!

Katiane

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!