fbpx

Como aumentar a liderança feminina em sua empresa

liderança

Compartilhe:

Um estudo sobre liderança nas empresas publicado na Fortune 500 revela que apenas 4,8% dos CEOs são mulheres. Esse número diminuiu desde 2017.

Um relatório da McKinsey de 2015 revelou que as empresas com maior diversidade de gêneros entre as lideranças tiveram maiores ganhos financeiros. O mesmo relatório também revelou que havia uma correlação entre diversidade e desempenho, com empresas com liderança diversificada experimentando maior desempenho e uma vantagem mais competitiva.

Com muitas vantagens notáveis ​​para a diversidade, o que as organizações podem fazer para atrair e reter liderança feminina?

Um dos argumentos mais importantes do relatório da McKinsey é que a diversidade não vai acontecer da noite para o dia. Deve haver um esforço reunido para se concentrar nas iniciativas e metas de diversidade organizacional. A razão pela qual muitos desses objetivos e iniciativas falham é que eles não são feitos para ser uma prioridade dentro da organização.

Para aumentar a probabilidade de sucesso, as organizações devem ter metas de diversidade vinculadas a metas de gerenciamento. É importante que as metas não sejam apenas objetivas, mas devem estar vinculadas a metas individuais, a fim de responsabilizar os funcionários. Ter um número específico de líderes femininas pelas quais você se esforça é um exemplo de uma meta específica e mensurável que as organizações podem implementar.

As organizações devem ser muito transparentes sobre seus sucessos na diversidade. As metas de diversidade, bem como algumas conquistas de diversidade, são uma estratégia que permite que os funcionários vejam que a organização está dando passos positivos na direção certa. Os funcionários podem oferecer feedback e insights adicionais sobre o que está funcionando e o que não está funcionando.

Ser transparente é uma ótima maneira de permitir que os possíveis funcionários avaliem seu compromisso com a diversidade e possam tornar a empresa mais atraente para os candidatas.

Também é importante tornar as líderes seniores do sexo feminino visíveis. Elas podem servir como uma fonte de inspiração para outras funcionárias, tanto para futuras contratadas quanto para que funcionárias atuais, percebam que a ascensão na empresa é possível. A visibilidade é fundamental ao criar mais lideranças femininas.

A reavaliação e reformulação de políticas e procedimentos também podem ser uma forma eficaz de aumentar a diversidade de gêneros e manter a liderança feminina dentro de uma empresa. Permitir que os funcionários tenham horários de trabalho flexíveis, horários de trabalho modificados, serviços de creche com desconto, pagamento igualitário e uma política de licença de maternidade competitiva são apenas alguns exemplos de como as organizações podem atrair mais funcionárias do sexo feminino.

Uma parte importante do aumento da liderança feminina é a orientação. Pesquisas indicam que estratégias como mentoring reverso, onde os líderes seniores são emparelhados com funcionários de alto potencial para permitir que cada indivíduo aprenda um com o outro, são eficazes em aumentar a liderança feminina dentro da empresa. Oferecer caminhos construtivos e treinamento para ajudar os funcionários de alto potencial a crescer pode criar um canal forte para a liderança feminina.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!