fbpx

Você está preparado para um mundo em transformação?

tranformação_mundo vuca

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Transformações ocorrem para todos ao mesmo tempo. E isso é inevitável.

Não vivemos em um mundo em constante mudança. Pois mudança é um evento que pode ser revertido. Um exemplo simples é quando você tem um sofá próximo a uma parede, o muda para perto da janela e, portanto, tem a possibilidade de retorná-lo à posição original. O mundo não funciona assim!

Vivemos em um mundo em constante transformação. A diferença é que, quando algo se transforma, não tem como voltar à condição anterior. Um bicho-da-seda não muda, mas se transforma em borboleta. As lavas que saem de um vulcão não mudam, mas transformam a paisagem. E assim ocorre com a economia também.

Historicamente, tempos de recessão ou volatilidade são um pêndulo entre o surgimento e o crescimento de novos negócios e a falência de um número expressivo de empresas ou até de setores inteiros. A pandemia do novo coronavírus acelerou, e muito, a explosão informacional e o movimento da hiperconectividade que já estava em curso.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o mundo VUCA, é o mundo em transformação. A palavra VUCA vem do acrônimo em inglês: volatilidade (volatibility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

O mundo VUCA traz a sensação de que tudo muda com muita rapidez, insere um cenário de insegurança que exige novas posturas profissionais.

Com a crise provocada pela atual pandemia, estamos vivendo com muita força esse cenário. E é preciso preparo das empresas no seu setor de governança para lidar com ele e toda a imprevisibilidade atual. O preparo para isso é essencial para o crescimento.

O ponto principal que gostaria de trazer à reflexão é que, seja qual for o caminho, vivemos uma nova economia, um novo mundo, onde há uma nova forma de consumir por parte dos clientes. E as empresas precisam se adaptar a esta realidade para sobreviver. O planejamento estratégico passa a ter dinâmica completamente diferente, pois estamos chegando ao fim de uma era.

Muitas empresas ainda não estão realizando as transformações e adotando as novas práticas necessárias para a ampla adoção da Inteligência Artificial, por exemplo, acreditando que as tecnologias de ponta são suficientes. Mas não são! As companhias precisam romper barreiras culturais, organizacionais e encontrar um novo modelo de liderança e inovação.

Veja alguns pilares resistentes a essas mudanças.

Propósito

A liderança com propósito é um forma de combate à volatilidade, traz senso de direção, permanência e união. A habilidade para modelo de gestão motiva equipes e traz transparência.

O propósito resiste ao tempo e possibilita fluidez. A inovação de produtos e serviços deve seguir esse alinhamento.

Visão

A visão lida com a incerteza. O exponencial crescimento das tecnologias e da inovação traz muita imprevisão ao sistema. A visão possibilita traçar uma linha estratégica com análise crítica do mercado, do produto, e das características do público consumidor. E a partir disso, traçar novos caminhos preparados para riscos e possibilidades.

A atenção à necessidade do cliente é primordial, permite uma linha clara de abordagem da equipe. O profissional deve analisar a situação com diferentes perspectivas e ter um pensamento crítico da realidade.

Agilidade

É necessário que os profissionais saibam lidar com cenários complexos que mudam com muita rapidez, trabalhando com diferentes pressões. A agilidade e resiliência enxerga a crise de forma otimista e detecta oportunidades de crescimento.

O desenvolvimento de um produto envolve complexidade tendo que lidar com hierarquia, necessidade do cliente, do marketing, tecnologia e logística. Para o trabalho fluir é imperativo investir no trabalho ágil.

Comunicação

Falar a mesma língua. Com o home-office e modelos de trabalho mais flexíveis a necessidade de comunicação clara e alinha com o time é fator primordial e gera segurança para a equipe. Não é possível haver ambiguidade e desunião.

Comunicar-se bem, expondo claramente as ideias, sabendo escutar pessoas de diferentes áreas de conhecimento ajuda a atravessar os desafios profissionais.

O mundo VUCA é o novo “normal” em um ambiente agressivo, competitivo e veloz. Saiba atravessá-lo sem perder o seu melhor.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!
Scroll Up