fbpx

Como barrar a crise com uma equipe motivada

Equipe-motivada-barra-a-crise

Compartilhe:

Muitos gestores e líderes de equipes, em momentos de arrochos de mercado e da economia, em geral focam a sua visão para os acontecimentos externos na ânsia de buscar alternativas para superar crises.

O que ainda é necessário alertar, mesmo com tantas referências de renomados consultores, é que a força de uma empresa é reflexo de uma equipe coesa, alinhada à missão da organização e comprometida com os desafios a serem enfrentados. Por outro lado, o mito de colaboradores super-herói está fora de moda.

O sucesso nas organizações é criado por equipes integradas e valorizadas.

O capital humano é o bem mais valioso de uma organização. O maior risco que uma empresa corre em tempos de crise é quando no ambiente profissional, gestores esquecem que as vitórias e conquistas só foram possíveis graças ao fato de que cada colaborador investiu todo o seu potencial, tornando os resultados uma realidade.

Não foram as vitórias de uma organização abstrata, mas de um grupo de pessoas reais, de carne e osso, cujo mérito deve ser reconhecido e ressaltado.

Quando os profissionais têm seus talentos e esforços reconhecidos, eles se empenham em fazer ainda melhor. E este é um investimento importante para qualquer empresa, o que aponta para um momento de retomada de consciência e valorização da atuação dos profissionais de RH.

A vitória de uma equipe é também o triunfo de cada um de seus membros. Cada membro de equipe deve ter valorizado os seus traços de personalidade, o que envolve o trabalho de criatividade, autocontrole e desenvolvimento de competências necessárias para formar uma equipe.

Mas, o que muitas lideranças ainda questionam é o que realmente faz de uma equipe um agrupamento humano tão especial? A resposta é uma só: o fato de cada membro desse grupo ter as suas qualidades, o seu próprio modo de pensar e agir, a sua maneira igualmente especial de existir. Só essa exata combinação de personalidades diferentes é que faz com que tudo dê certo.

Equipe é um conjunto harmônico de pessoas, embora cada uma exerça o seu papel, com experiências de vida tão diferentes. Há diversos perfis de profissionais e a personalidade de cada um deles é importante para toda a equipe.

Em toda equipe existem pessoas diferentes e não faz bem à saúde de ninguém fingir, camuflar, afogar essas diferenças, temendo causar surpresa e apreensão nos outros, ou até mesmo as críticas e a rejeição. Em tempos de crise, o melhor investimento para se manter firme e competitivo no mercado é no capital humano. Após isso, outros investimentos talvez nem sejam necessários!

Abraços e até o próximo post.

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!