fbpx

5 maneiras de criar um ambiente de trabalho motivador

motivar

Compartilhe:

O que você considera ser mais provável para motivar pessoas em uma empresa? Um bom salário? A possível participação nos lucros ou bônus? Recompensas ocasionais? Ou os benefícios oferecidos pela empresa?

Atualmente as organizações que pretenderem manter-se competitivas no mercado, precisam conquistar, manter e multiplicar seus clientes. Sabemos que na prática, isso não é uma tarefa muito fácil. Desta forma, muitas empresas enfrentam essa questão investindo nos potenciais humanos. E a motivação é sem dúvida um dos assuntos que mais chamam a atenção quando se trata de gestão de pessoas.

Apesar de fatores como salário, participação nos lucros/bônus, recompensas ocasionais e benefícios serem um estímulo para um funcionário executar excepcionalmente bem suas funções, eles por si só não fornecem necessariamente motivação suficiente para o “esforço do dia a dia”. Isso porque, a motivação é um conjunto de aspectos que se manifestam e influenciam o comportamento de um ser humano. Desta forma, há muitos fatores motivacionais que influenciam a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas atividades do dia a dia. Quanto mais motivado estiver, melhor vai cumprir o seu trabalho. O que significa maior produtividade, foco e comprometimento.

Mas como criar estímulos diários para motivar as pessoas a cumprirem suas atividades do dia a dia? Aqui vão cinco dicas para lhe ajudar a motivar sua equipe:

 

  1. Conheça a sua equipe

Cada pessoa define diferentes tipos de objetivos de vida, incluindo estudos, trabalho, aspectos pessoais, espirituais, metas financeiras e familiar. É importante conhecer os indivíduos dentro de sua equipe. Identificar os objetivos pessoais permitirá que você personalize a sua abordagem motivacional. Quanto mais você souber sobre suas vidas pessoais e objetivos, melhores serão suas chances de estruturar recompensas para mantê-los motivados.

  1. Dê um motivo, um significado

Os motivos podem ser os mais poderosos motivadores de todos. Trabalhadores fazendo tarefas repetitivas na linha de montagem durante a Segunda Guerra Mundial, foram altamente motivados porque eles estavam ajudando a ganhar a guerra.

Cada funcionário quer sentir que seu trabalho faz a diferença. Se um funcionário sente que seu trabalho não significa nada ou não está realmente contribuindo, provavelmente ele não vai estar motivado para se quer realizar suas tarefas. Como gestor, certifique-se que a maioria, se não todas as atividades de seus funcionários, têm um benefício direto ou contribuição para o sucesso global da empresa. Criar atividades estratégicas que afetam diretamente a empresa vai energizar e motivar o funcionário para realizar a tarefa com foco e atenção.

  1. Crie um ambiente positivo

Parte de sua responsabilidade como líder é a criação de um ambiente positivo onde sua equipe goste de trabalhar. Ao incentivar o aprendizado, a colaboração e o crescimento individual, você estará estimulando a criação de um ambiente de trabalho construtivo, amigável e confiável.

Lembre-se apenas que criar um ambiente positivo envolve promover o crescimento pessoal e profissional, o que também envolve tratar os funcionários de forma igual. Se você favorecer um seleto grupo de funcionários ou empregados individuais, você estará criando um ambiente de trabalho que incita ressentimento. Procure ouvir a opiniões de toda a equipe antes de tomar decisões que afetem o grupo, ou você estará comprometendo o respeito de seus colaboradores.

  1. Reconheça as realizações

Reconhecimento particular de vitórias profissionais é bom, entretanto, reconhecer publicamente um grande trabalho fará com que o funcionário se sinta valorizado e apreciado por todo o escritório. O reconhecimento público é uma recompensa em si. Abordar histórias de sucesso para reconhecer as realizações individuais ou em equipe, motiva as pessoas a continuarem a se dedicar a atingir os objetivos.

  1. Peça feedback

Sua equipe deve se sentir valorizada. Pedir feedback é uma forma de demonstrar respeito por suas opiniões e uma excelente oportunidade para identificar áreas onde há espaço para melhorias. Embora isso possa não parecer como uma forma eficaz de motivação, mostrando aos funcionários que você se preocupa com o que eles têm a dizer, você estará encoraja-os a falar e a contribuir para um melhor ambiente de trabalho.

Embora existam muitas maneiras de motivar seus funcionários, estas cinco dicas simples podem criar um ambiente de trabalho motivador, sem exigir muito tempo ou dinheiro de você.

E você? Quais as estratégias tem adotado para motivar sua equipe? Compartilhe conosco nos comentário!

Abraços, Katiane


Quer mais dicas sobre como compor  e motivar sua equipe?

Sugiro a leitura do e-book Recursos Humanos – 7 aspectos chaves para a construção de equipes de alta performance

Baixe e descubra quais os aspectos chaves para compor sua equipe, motiva-la, mantê-la e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional. Boa leitura!

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!