fbpx

Como usar o medo a seu favor

Como usar o medo a seu favor

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Falar em medo é sempre algo muito particular, afinal, cada pessoa interage de maneira diversa as situações. Você já parou para pensar qual é o seu maior medo?

Embora o medo seja uma reação de alerta muito importante para a sobrevivência dos seres humanos, em alguns casos ele pode ser paralisante. Medo da mudança, medo do fracasso, medo do desconhecido, medo de errar, medo de ser diferente, medo de ser rejeitado. Tudo isto pode nos paralisar. O medo é o responsável por nos manter na prisão do confortável e previsível. Isto ocorre quando passamos a preferir renunciar à originalidade, conformados com nosso destino, dizendo que o melhor a fazer é deixar as coisas como estão. Aprisionados pelo medo, abandonamos sonhos, e começamos a nos sentir insatisfeito e frustrado.

Segundo dados do National Institute of Mental Health dos EUA, 20,8% das pessoas sentem medo de alguma coisa o tempo todo. O medo se tornou um dos maiores problemas psicológicos do nosso tempo – e virou parte do dia a dia de todo mundo.

Para o general George Patton  “O medo mata mais pessoas que a própria morte.” Afinal, a morte só leva a melhor uma vez na vida, já o medo, pode nos consumir uma e outra vez – de forma sutil algumas vezes e de forma abrupta de outras. Entretanto, se continuamente evitarmos aquilo que nos causa medo, podemos acabar no lado mais sombrio da nossa zona de conforto, afetando a nossa vida nas mais diferentes áreas, afinal, o medo tem o poder de mudar a maneira como tomamos decisões sobre nossas vidas.

 

Como virar o jogo

O medo pode ser um grande motivador. Por vezes um bloqueio no nosso caminho pode precisar ser derrubado para que nós possamos crescer. Superar um bloqueio ou obstáculo na vida nos dá uma experiência de aprendizagem que não poderíamos obter de outra forma. Se dirigirmos nossa energia no caminho certo, o medo poderá ser o propulsor para começarmos a agir e seguir em frente. Este é o primeiro passo para libertar-se de tudo o que o limita e prende. Embora a tarefa possa lhe parecer difícil e pouco familiar, acredite, ela não é! Superar o medo é libertador. Você irá se sentir mais leve, energizado, relaxado e confiante!

Para começarmos aqui estão três verdades sobre o medo que irão lhe ajudar a controla-lo, ao invés de deixar que ele o domine.

  1. É preciso reconhece-lo.

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. – Mark Twain

A primeira chave para lidar com qualquer medo é aceitá-lo e admiti-lo. Uma das piores coisas que você pode fazer é tentar ignorar o que você tem medo. Negar que o medo existe não irá ajuda-lo a superar o medo e ainda pode leva-lo a tomar decisões erradas. Decisões tomadas baseadas no medo, nos impedem de alcançar aquilo que queremos.

É preciso reconhece que você está com medo, explore de onde ele está vindo e delineie o que precisa acontecer para que você possa superá-lo. Muitas vezes, o simples fato de escrever seu medo em uma folha de papel ou dizer em voz alta o que você teme, vai começar a remover parte do poder que este medo exerce em você.

 

  1. Questione seus pensamentos

Pensar é bom, mas pensar demais é um problema. – Augusto Cury

Pensamentos deixaram de ser uma mera capacidade do ser humano e passou a ser considerado um dos grandes males da sociedade moderna, não por conta de pensar, mas sim pela quantidade e pela qualidade dos pensamentos. Nossas mentes vagam constantemente por ideias, lembranças, desejos e sonhos. Nós temos uma enorme capacidade para especular e imaginar. Isto poderia ser um trunfo, entretanto, é um problema quando as coisas que imaginamos nos provocam medo.

Podemos imaginar os piores cenários, as coisas mais ruins, um fracasso sem fim. E quanto mais pensamos, mais o “e se” em sua forma mais sombria toma conta de nossa mente. “E se não der certo?”, “E se eu falhar?”, “E se eu não conseguir?”, “E se eu fracassar?”. Habitualmente, são estes pensamentos que acabam bloqueando nossas ações.

Sempre que você começar a pensar de forma negativa, force-se a parar o seu pensamento. Em um certo ponto, você simplesmente tem que perceber que estes pensamentos estão lhe causando medo, lhe bloqueando. Diga a si mesmo “Basta”, “Para”. É preciso escolher abandonar estes pensamentos, em vez de sucumbir a esse medo em sua mente.

 

  1. Perceba que a maioria de seus medos são irracionais.

Há apenas uma coisa que faz um sonho impossível de alcançar: o medo do fracasso. –  Paulo Coelho

A melhor maneira de lidar com uma resposta emocional de medo é questiona-lo. É importante perceber que ele deriva apenas de um pensamento. Nem tudo o que pensamos é real, aconteceu ou tem de vir a acontecer. Ainda que muitas vezes possamos sentir que um determinado pensamento é real, esse pensamento não é a realidade, especialmente aqueles pensamentos sobre o que vai acontecer no futuro. Podemos ter um forte sentimento sobre o que poderá acontecer, mas não sabemos com toda a certeza. Não há nenhuma maneira de saber o que o futuro nos reserva.  Isto significa que o que estamos pensando não é com base em conhecimento, mas sim em ideias ou projeções, não podemos prever o futuro. E essas ideias são influenciadas principalmente pelo sentimento de medo. Por isto, o passo mais importante a ser dado para não ser prejudicado por um sentimento de medo, é reconhecer esses pensamentos pelo que eles são: apenas pensamentos, não a realidade.

Agora que você já sabe de onde vem o medo e como reconhece-lo, que tal conhecer alguns passos para transforma-lo em algo motivador?

 

  1. Pense em suas opções:

Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. – Napoleão Bonaparte

Quando você tiver que fazer uma escolha, tomar uma decisão, e de repente o sentimento de medo aparecer, por motivos que já falamos interiormente, pegue papel e caneta e faça uma lista com os prós e contras do que aconteceria se:

        Você perseguiu suas paixões e visão, apesar de seu medo;

        Você desistir em função dos pensamentos que estão o limitando;

Quando você passar a fazer suas escolhas de forma racional, e não com base em seus medos, você estará um passo mais perto daquilo que você almeja.

 

  1. O próximo passo é realmente fazê-lo.

Você é muito poderoso, desde que você saiba o quão poderoso você é. –  Yogi Bhajan  

Siga seus instintos e não seu medo. Você sabe qual o caminho certo. Sim, você pode agir em face do medo sem o mundo inteiro desabar sobre você. Embora este passo seja muitas vezes o mais difícil, você só precisa dar um passo de cada vez. Uma vez que o medo é reconhecido como irreal, o impedimento é removido e você será movido para a frente.

Buda disse: “Um jarro enche gota a gota.” Lembre-se disso quando as coisas ficam difíceis.

 

  1. Atenção as recaídas!

Eu não falhei. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam. –  Thomas Edson

Tenha em mente que as falhas são inevitáveis, mas nada ajuda a aprender tão bem como falhar. De vez em quando, você irá falhar. Errar faz parte do processo de aprendizagem. Qualquer pessoa bem-sucedida irá dizer-lhe que, em um momento ou outro, falharam.

Estas histórias de fracasso também são consistentemente amarradas com sucessos posteriores. O fracasso é uma excelente oportunidade para descobrir formas que não funcionam!

 

  1. Comemore!

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.  – Charles Chaplin

Aprecie sua força em trabalhar para superar seus medos e parabenize-se por isso. E, no futuro, tire esse conhecimento para obter mais força. Olhe para trás, veja as coisas que você costumava ter medo e de como as superou. Analise como você estava errado sobre certas coisas que costumavam paralisar você, e como você estava certo sobre as coisas que você sabia que você era feito para fazer. Você encontrará novos medos menos intimidante e suas realizações irão constantemente superam inseguranças.

A melhor parte sobre seguir estes quatro simples passos, é que cada vez que você obter uma vitória, você vai descobrir o que realmente estava por trás de seu medo, e quanto mais você enxergar, mais você explorará seu poder pessoal.

Você se torna mais alinhado com quem você é e o que você quer na vida. Desta forma torna-se mais fácil perseguir seus sonhos com cada passo que você der.

Você está pronto para transformar seus medos em poder? Qual é o seu primeiro ou o próximo passo?

Abraços, Katiane

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

4 respostas

    1. Olá Nilcéa!!! Fico muito feliz em saber que o artigo tenha lhe ajudado. Você é uma pessoa muito engajada. Tenho certeza que com o poder que você tem ai dentro de você e com os conhecimentos que você tem adquirido, você vai superar seus medos! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Acompanhe no Facebook
Teste de Inteligência Emocional
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!

Escritora e Palestrante

ENTRE EM CONTATO

Contato para Palestras

contatos

© Copyright  2020 | Katiane Vieira | Todos os direitos reservados.

Scroll Up