fbpx

A importância da Inteligência Emocional no trabalho

Inteligencia emocional

Compartilhe:

De acordo com a Inteligência Emocional, o sucesso é fortemente influenciado pelas qualidades pessoais, tais como perseverança, autocontrole e habilidade em conviver com os outros.

Muito tem sido escrito sobre como melhorar a Inteligência Emocional dos funcionários, entretanto, muitas empresas ainda preferem contratar pessoas que já possuem alto nível de Inteligência Emocional.

Colaboradores com alta Inteligência Emocional são mais capazes de trabalhar em equipe, ajustar-se a mudanças e a serem mais flexíveis. Não importa quantos graus ou outras qualificações uma pessoa tenha, se ele ou ela não tem certas qualidades emocionais, é improvável que esta pessoa tenha sucesso. Como o local de trabalho continua a evoluir, abrindo espaço para novas tecnologias e inovações, estas qualidades podem tornar-se cada vez mais importante.

Em seus livros, Inteligência Emocional: Porque pode importar mais do que QI e Trabalhando com a Inteligência Emocional, Daniel Goleman apresenta cinco categorias de inteligência emocional. Para contratar candidatos que irão prosperar em seu local de trabalho, é importante que as empresas olhem para aqueles que têm uma alça sobre estes cinco pilares.

A autoconsciência: Se uma pessoa tem um saudável senso de autoconsciência, ela entende seus próprios pontos fortes e fracos, bem como a forma como suas ações afetam os outros. Uma pessoa que é autoconsciente é geralmente mais capaz de lidar e aprender com as críticas construtivas do que aquele que não é.

A auto-regulação: Uma pessoa com uma alta Inteligência Emocional pode maduramente revelar suas emoções e exercer restrições quando necessário. Em vez de esmagar seus sentimentos, ela os expressa com moderação e controle.

Motivação: as pessoas emocionalmente inteligentes são auto-motivadas. Elas não são motivadas simplesmente por dinheiro ou um título. Elas são geralmente resistentes e otimistas quando se deparam com decepção, pois são impulsionadas por uma ambição interior.

Empatia: Uma pessoa que tem a empatia tem compaixão e uma compreensão da natureza humana que lhe permite conectar com outras pessoas em um nível emocional. A capacidade de empatia permite que uma pessoa possa prestar um excelente serviço e responder verdadeiramente às preocupações dos outros.

Habilidade de conviver: As pessoas que são emocionalmente inteligentes são capazes de construir relacionamento e confiança rapidamente com outras pessoas. Elas evitam lutas de poder e traição. Elas geralmente gostam de outras pessoas e têm o respeito dos outros ao seu redor.

Assim como é importante contratar pessoas com Inteligência Emocional, é vital que gerentes e outros líderes operem de maneira emocionalmente inteligente para atender às necessidades dos colaboradores de hoje.

CLIQUE AQUI e faça o teste para descobrir seu grau de Inteligência Emocional.

É muito comum encontramos hoje nas empresas pessoas de gerações diferentes. Para muitos nas gerações mais velhas, o trabalho foi visto simplesmente como um veículo para ganhar uma renda. Hoje, no entanto, a maioria das pessoas querem mais de seus empregos do que simplesmente um cheque de pagamento. As gerações mais jovens têm visto que a visão tradicional nem sempre funciona.

As necessidades emocionais da força de trabalho de hoje podem parecer uma tarefa difícil para os empregadores, entretanto, elas valem a sua atenção. Investir em Inteligência Emocional torna os funcionários mais comprometidos e trazem consequentemente mais retorno para as empresas.

Abraços, e até o próximo post!

Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar alguma estratégia utilizada por você para melhorar sua Inteligência Emocional!



Quer saber mais sobre como construir equipes de alta performance? 

Então aproveite e baixe grátis o e-book Recursos Humanos, um e-book que ensina quais os aspectos chaves para conquistar uma equipe produtiva e ter resultados positivos colhidos com frequência.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!