fbpx

5 práticas para motivar pessoas e equipes

motivar_pessoas_e_equipes

Compartilhe:

Você já pensou que algumas das melhores práticas que sustentam a motivação para desempenho individual também poderia se aplicadas para sua equipe?

Aqui estão 5 práticas de gestão que normalmente associamos com a condução do desempenho individual e motivação, que também podem ser aplicadas para as equipes:

  1. Definir metas claras: Um monte de equipes tropeçam por causa de uma falta de direção. A falta de uma direção clara e propósito podem facilmente “desmotivar” uma equipe, tornando-se difícil para eles a produtividade. Assim como os colaboradores individuais precisam de metas para ajudar a motivá-los, as equipes também precisam de uma meta SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo). Portanto, certifique-se que sua equipe tenha recebido metas SMART. Esse é o primeiro caminho para torná-los mais responsáveis e produtivos.
  2. Dê-lhes um contexto “Big Picture”: Todo mundo precisa de um contexto para o seu trabalho para que eles compreendam seu valor. É uma das necessidades básicas identificadas em pesquisas sobre o envolvimento de pessoas. Sem um contexto maior, nosso trabalho torne-se inútil. Portanto, ajude-os a compreender o impacto de seus esforços no sucesso organizacional.

  3. Avaliar e cultivar trabalho em equipe: Para ter um alto desempenho, as equipes e membros da equipe precisam desenvolver habilidades fundamentais na comunicação, negociação, lidar com conflitos, etc. Assim, avalie quais são as competências-chave de seus colaboradores e atribua planos de desenvolvimento para ajudá-los a desenvolver ainda mais essas competências. Você deve observar sua equipe de competências-chave trabalhando em equipe, e proporcionar-lhes atividades de aprendizagem para ajudá-los a resolver quaisquer lacunas de competências. Ter uma Equipe de Incentivo e Desenvolvimento do colaborador pode ser um importante fator de engajamento e motivação.

  4. Reúna feedback dos membros da equipe: Quando você vai avaliar o desempenho de um colaborador, é melhor começar por pedir para que ele avalie seu próprio desempenho. Solicitar ao colaborador para realizar uma auto-avaliação como parte de sua avaliação de desempenho anual é uma boa forma de aumentar o seu envolvimento no processo, bem como a sua motivação geral. O mesmo princípio pode também aplicar-se a equipes. Ao pedir aos membros da equipe para fornecer feedback sobre o seu próprio desempenho, bem como os seus colegas, pode ajudar a melhorar o seu engajamento na equipe, e sua motivação.

  5. Forneça Treinamento Ongoing e Feedback: Para ser de alto desempenho e ficar motivado, cada equipe pode utilizar coaching em cursos e feedback. É apenas a natureza humana; queremos saber como estamos fazendo e como podemos fazer melhor. Assim como os colaboradores precisam regularmente de feedback para saberem o que estão fazendo bem e quais as áreas de melhoria, as equipes como um todo precisam de feedback sobre a forma como eles estão funcionando e realizando. Eles precisam de alguém que é externo à equipe para dar-lhes perspectiva e orientação, e ajudar a motivá-los.

     

Enfim, líderes precisam ser uma fonte constante de motivação. Sua equipe deve vir até você para recarregar as baterias, não saia se sentindo mais drenado. Preste atenção às suas necessidades, e lembre-se: As mesmas boas práticas de gestão que suportam o alto desempenho de um colaborador, podem ser usadas para ajudar a manter as equipes motivadas e conduzir o seu desempenho.

Abraços, Katiane

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!