fbpx

Sucesso: qual a mentalidade certa para alcançá-lo?

sucesso(site)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Sucesso é algo que sempre desejamos. Mas você tem uma mentalidade voltada para o sucesso? Já ouviu falar de mentalidade de crescimento, ou growth mindset? Saiba que este conceito pode ser um poderoso aliado ao seu desenvolvimento.

Experimente a estranha sensação de, digamos, voltar ao passado, para quando você tinha 10 anos, ou 20, ou algo assim. Pense em você e nas pessoas do seu convívio. Como você era? Como elas eram? O que você “queria ser quando crescesse”? E as pessoas a sua volta? Haviam pessoas que você olhava e pensava: “essa pessoa tem mais chances de ter sucesso, ela tira notas altas, fala bem em público, faz amizade rápido, é líder de turma”? Como é a sua vida hoje? E a vida dessas pessoas que você achava que tinham maiores chances de serem mais bem-sucedidas?  

Na busca pelo sucesso, muitas vezes acabamos caindo em uma armadilha. Isso ocorre pois, quando alcançamos algo, um bom emprego, ou um que “pague as nossas contas”, mesmo que não seja, muitas vezes nem de perto o trabalho dos nossos sonhos, passamos a ter receio de cometer erros, de manchar a nossa imagem, e passamos a ter medo de nos aventuramos fora da zona de conforto.

Quando isso ocorre, deixamos de assumir riscos e consequentemente, paramos de desenvolver as habilidades de que somos capazes. Você passou a ter uma mentalidade fixa!

Você volta todos os dias para o mesmo trabalho, ou olha a sua volta e vê pessoas que tiveram a mesmas oportunidades que você, as vezes até menos, fazerem coisas incríveis, e na sua visão, são pessoas bem-sucedidas. Estas são pessoas que talvez não estejam preocupadas em sustentar uma imagem, que não se deixam afetar com o peso das expectativas das outras pessoas e apenas seguem as suas paixões e desenvolveram as suas habilidades. Estas pessoas possuem uma mentalidade de crescimento.

As mentalidades

Há mais de 30 anos, um trabalho extensivo de pesquisa da professora de psicologia Carol Dweck, trouxe à tona os conceitos de mentalidade de crescimento e mentalidade fixa – ou growth mindset fixed mindset. Com objetivo de entender as diferentes tendências que as pessoas têm ao lidar com a falha. O estudo observou a existência de dois “grupos”, de quem se recuperava facilmente e, outro, formado por aqueles que ficavam devastados pelos menores contratempos.

Deixe-me começar com uma mentalidade fixa. Uma mentalidade fixa é quando as pessoas acreditam que suas qualidades básicas, sua inteligência, seus talentos, suas habilidades, são apenas traços fixos. Elas têm uma certa quantia, e é isso. 

Outras pessoas têm uma mentalidade de crescimento. Elas acreditam que mesmo os talentos básicos e habilidades podem ser desenvolvidos ao longo do tempo através da experiência, orientação e assim por diante. Elas nem sempre estão preocupadas com o quão inteligente são, o que as pessoas vão dizer, ou o que um erro vai significar. Elas se desafiam e crescem.

Muitas pessoas me disseram que quando elas foram promovidas em uma posição de prestígio, de repente sentiram: “agora eu tenho que ter todas as respostas. Agora, o meu período de crescimento acabou. Eu tenho que ser uma pessoa totalmente madura que sabe tudo. Então, sim, a qualquer momento, você pode cair nessa armadilha. As pessoas que se tornam CEOs de repente sentem que têm de ser deusas, e não as pessoas que dizem “sinto muito, eu não sei. Vamos conversar a respeito disso. Vamos pensar sobre isso. Vamos sentir o nosso caminho através deste problema”.

Então como podemos garantir que, em nós mesmos, possamos permanecer na mentalidade de crescimento ou encorajemos a mentalidade de crescimento se reconhecermos que não é onde estamos mais confortáveis?

Embora seja tudo uma questão de quanto cada um tem das duas tendências, já que não existe um mindset puramente fixo ou de crescimento, é preciso ter em mente as características de uma mentalidade de crescimento. 

Em uma mentalidade de crescimento, os desafios são excitantes ao invés de ameaçadores. Então, em vez de pensar “oh, eu vou revelar minhas fraquezas”, você pensar “uau, aqui está uma chance de crescer”. É preciso que você desafie seus medos, mantendo uma mentalidade de crescimento, passando a focar em todo o potencial de crescimento que você pode obter em seguir uma oportunidade, mesmo que seja fora de sua zona de conforto.

Se você reage a um recuo defensivamente, querendo se esconder, querendo inventar desculpas para não abraçar uma oportunidade, você está em uma mentalidade fixa. 

Na mentalidade fixa, você está tão concentrado no resultado, que começa a se fazer perguntas como: vou ficar bem? Vou viver de acordo com a minha reputação? As pessoas vão pensar que eu sou brilhante? Nestas situações, para sair desta armadilha, adote padrões de mentalidade de crescimento e pergunte a si mesmo: “o que posso aprender com essa experiência?”. 

Em uma mentalidade de crescimento, você está focado no caminho, no processo em que se envolve para trazer resultados positivos e nas ações envolvidas que podem ter criado suas falhas, mas você pode aprender com elas e fazer melhor na próxima vez. Então, toda vez que você se sente afundando em pensamentos fixos pensando, preocupando-se com um desafio, sentindo-se medido por um revés, preocupando-se com o resultado ao invés do processo, tente escorregar-se para mais pensamento adotados por uma mentalidade de crescimento.

Não é só sobre esforço

Ainda que muitos considerem que fomentar a mentalidade de crescimento, inclusive nas organizações, limite-se a recompensar o esforço, saiba que esforço improdutivo nunca é uma coisa boa. 

É fundamental recompensar não apenas o esforço, mas o aprendizado e o progresso.  Uma forma de começar a mudar seu mindset pode ser buscar ajuda de outras pessoas, tentar novas estratégias e capitalizar os contratempos para avançar efetivamente.


P.S. Caso você precise de uma ajudinha extra, sugiro baixar gratuitamente o Livro MINDSET – 16 passos para mudar a sua mente e alcançar resultados extraordinários, aqui mesmo no site. Em Mindset eu mostro em 16 passos que, se mudarmos de ponto de vista, perceberemos que foi por meio de equívocos e de erros que aprendemos e nos tornamos quem somos. Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!