fbpx

O que a gratidão tem a ver com a realização dos seus sonhos

Você costuma ter momento de profunda gratidão? Não? Você não sabe o que está perdendo! A neurociência explica a ação da prática da gratidão como um mecanismo poderoso na direção da realização dos seus sonhos e metas na vida! Uma experiência neural realmente impactante!
o que a gratidão tem a ver com a realização dos seus sonhos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Quando o assunto é gratidão os textos filosóficos e religiosos enaltecem esse nobre sentimento: “Agradeçamos a Deus os dons de amor, sabedoria e misericórdia. Saibamos manifestar ao Pai o nosso reconhecimento. Quem não sabe agradecer, não sabe receber e, muito menos, pedir.” (Aniceto, página 83- Os Mensageiros). E isso não é à toa!

Saiba que ter aquela emoção que engasga e trazem suaves lágrimas, ou uma alegria e reconhecimento diante de uma ajuda ou quando se recebe um presente. Um desejo íntimo de devedor eterno, depois um gesto, uma atitude, de benevolência, de alguém que lhe estende a mão após um sufoco, um perigo de vida, um socorro no momento certo, uma luz no fim do túnel ou mesmo um favor quando tudo parecia perdido, ativa em nós o sistema de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de bem- estar e prazer.

Hoje a Neurociência e a Psicologia a serviço da felicidade do ser humano vêm demonstrando através da pesquisa que não existe felicidade sem gratidão.

Segundo Todd Kasdan (George Mason University) estudioso da ciência da felicidade, “se tivéssemos que nomear três elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, estes seriam relacionamentos significativosgratidão viver no momento presente com atitude de abertura e curiosidade”.

Segundo os pesquisadores: Emmmons e, DeSteno, “As pessoas que manifestam gratidão exibem níveis mais elevados de emoções positivas, satisfação com  a vida, vitalidade e otimismo. Dormem mais, fazem mais exercícios e sua pressão arterial e seus níveis de depressão e estresse são mais baixos. Demonstram ser simpáticas e conseguem ver as coisas pelos olhos dos olhos. Não negam ou ignoram os aspectos da vida, mas ampliam os estados associados a sentimentos agradáveis” (Currents Directions in Phychological Science).

Lembra que eu falei que a gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de bem- estar e prazer? Essa sensação de prazer tem um endereço no nosso cérebro, localiza-se no núcleo accumbens, quando o cérebro identifica que algo deu certo, que fomos bem sucedidos, há uma liberação de dopamina, neurotransmissor cujo mecanismo de ação inclui ação nos receptores dopaminérgicos, para este núcleo, a dopamina ativa essa região aumentando a sensação de prazer. Segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o sistema de recompensa do cérebro é a base neurológica da satisfação e da auto-estima. A gratidão também estimula as vias cerebrais do afeto que relacionadas ao hormônio ocitocina, tranqüiliza, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.

Como você pode observar, não é a felicidade que nós faz ter gratidão, é ser grato que nós faz felizes!

Seja Grato. Não é à toa que a palavra Obrigada faz parte das “palavras mágicas”, que abrem portas e transformam as pessoas.

Abraços e até o próximo post.


  
Quer saber mais sobre felicidade, sucesso e bem estar?

Então aproveite e baixe grátis o e-book Propositologia! Nele você encontrará um método poderoso para identificar seus Valores e um exercício prático que irá te ajudar a traçar seu caminho!

[xyz-ihs snippet=”Propositologia”]

Gostou?  Então me diga nos comentários as sacadas/dúvidas e comentários que surgiram para você.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

2 respostas

  1. Excelente o texto. Bastante objetivo e esclarecedor. Realmente preciso acessar mais e perceber gratidão nas situações que cercam minha vida. Grato pela postagem

    1. Muito bem Luis. Gratidão é uma mudança de comportamento. Onde deixamos de olhar para os problemas e passamos a olhar para tudo de bom que já temos em nossas vidas. Quando mudamos esta chave, passamos a ser muito mais gratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!
Scroll Up