fbpx

Como atitudes do presente podem alterar seu futuro

Defino atitude como um padrão de pensamento que determina o padrão de comportamento de uma pessoa, que pode ser positivo ou negativo, o que vai determinar isso é como você está alimentando a sua mente.
Atitudes

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

É certo dizer que nossas atitudes no presente definirão nosso futuro? Você já parou pra pensar como será a sua vida daqui a 10 anos? Onde gostaria de estar? No que estará trabalhando? Quanto dinheiro terá no banco, ou quanto estará devendo? Suas atitudes de hoje condizem com o que você quer para sua vida daqui a 10 anos?

Muitas pessoas passam a vida inteira sem fazer estes questionamentos e simplesmente “deixam a vida levar”. Mesmo que elas tenham o conhecimento necessário para fazer alguma coisa em particular, falta-lhes atitudes para colocar todo o conhecimento em prática. Por quê? Porque sempre que tentamos mudar nossas atitudes ou nossos padrões de hábito, confrontamo-nos com nossa zona de conforto pessoal. Estas são as barreiras naturais ou bloqueios da nossa mente. É a parte de cada um de nós que silenciosamente diz: “Eu gosto de coisas do jeito que elas estão.” “É melhor deixar assim.” “Assim é mais seguro, não corro riscos.”

Saiba que o futuro nada mais é que o resultado de suas atitudes no presente. Afinal, a vida que levamos hoje é consequência das nossas escolhas e atitudes no passado. E se no passado não tomamos as atitudes necessárias para alcançar nossos objetivos, possivelmente estaremos frustrados no presente. Lamento dizer: não da para criar um futuro próspero sem tomar atitudes. Assim, faz sentido que, se você tem um objetivo de vida, se sabe onde quer estar ou o que estará fazendo daqui a 10 anos, terá que tomar atitudes hoje, e assim, alterar seu futuro.

Se você quer obter resultados positivos, se quer chegar onde projetou estar daqui a 10 anos, você terá que casar conhecimento com as atitudes necessárias para atingir resultados. Por que a atitude é importante? Porque se você continuar tendo as mesmas atitudes, obterá os mesmos resultados. Portanto, para obter resultados diferentes, terá que adotar posturas diferentes.

Por onde começar? Segue cinco dicas de atitudes que, quando realizadas, mudarão seu futuro!


1 – Conhecimento é poder

Você já deve ter ouvido alguém falar que “quem tem conhecimento tem poder”. Mas, não é bem assim! O conhecimento torna-se inútil se não for aproveitado. Conhecimento que não é colocado em prática permanece apenas em sua cabeça e não fornece nenhum benefício. Ele está completamente perdido. Por que estou falando isso? Porque os conhecimentos que você adquirir com este post, se não forem colocados em prática, não lhe fornecerão nenhum benefício. Portanto, a primeira atitude para promover mudanças é colocar em prática o que você aprender!


2 – Sistema de crenças

Tudo começa com nosso sistema de crenças. O sistema de crenças é a força motriz por trás de nossas atitudes e de nossos resultados. Se você pode mudar suas crenças, você vai mudar suas atitudes. Quando você mudar suas atitudes, você mudará seus resultados. Então, quando você mudar seus resultados, você vai mudar a sua vida.

Saiba mais sobre Crenças em: Crenças limitantes: a limitação dos sonhos

Cada um de nós carrega várias crenças que acabam nos limitando, arrisco dizer que, a maior delas, é acreditar no medo. O medo nos trava, nos limita. Por isso, para ter sucesso, é preciso ter coragem. Mas tenha em mente que a coragem não é a ausência de medo, mas sim, a capacidade de não deixar que o medo influencie em suas decisões. Muitas vezes, a solução para qualquer medo é simplesmente fazer a coisa que você teme. É incrível como o medo vai desaparecer! Portanto, tome uma atitude, encare seus medos de frente!


3 – Acredite em si

Você acredita em si mesmo? Muitas vezes pode ser difícil acreditar em si mesmo, especialmente se você possui crenças como “não tenho nada a oferecer”, ou “eu não valho nada”, ou “eu não sou capaz”. Saiba que uma pessoa com baixa autoestima estará sempre procurando aprovação e se espelhando em opiniões de outros. Porém, por mais que isso aconteça, devemos lembrar que a autoestima é a chave de nossa essência. Todos nós somos dignos e capazes de muitas coisas.

Exercite diariamente, até tornar hábito, a ideia de acreditar em si. Cabe a nós acreditar que somos capazes, que conseguimos vencer, que vamos nos superar e somos superiores as nossas fraquezas. Devemos estar sempre nos motivando e nos incentivando para irmos à busca dos nossos objetivos. Não importa se desanimarmos no meio do caminho. O importante é levantar e recomeçar quantas vezes for preciso até vencer. Quando temos autoestima, amamos a nós mesmos, convivemos melhor como os outros.

Acredite: Todo ser humano possui um imenso potencial. A segurança e a crença em si mesmo jamais podem ser abandonadas. É quase como aquele velho ensinamento popular: “se não acreditar em mim, quem acreditará?”. Ame-se ainda hoje e celebre com vontade as suas vitórias. Ninguém perde por acreditar em si mesmo; perdemos quando fazemos o oposto. Sustente isso em você, guarde sua certeza e aja como ela.

Leia mais em: Automotivação: como motivar a si mesmo


4 – Cuide de seus pensamentos

Se você pretende viver uma vida de alegria e felicidade, não pode de forma nenhuma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisões num estado crônico de negatividade. Pesquisas realizadas na área da neurociência, afirmam que todo o pensamento cria um conexão neuronal. Se você tem o mesmo pensamento muitas vezes, a conexão associada a esse pensamento ou tipo de pensamentos vai se fortalecendo. Saiba que quando uma rede neuronal é criada no seu cérebro, inevitavelmente ficará ligada a um determinado tipo de comportamento, e esse comportamento irá fazer disparar um estado emocional.

E como pensamentos geram sentimento, que por sua vez geram reação (atitudes), se seus pensamentos forem sempre pessimistas, você adotará atitudes pessimistas!


5 – Tenha atitudes positivas

Mais do que qualquer outra coisa, nossas atitudes são o que determinam o tipo de vida que iremos ter. Sempre temos uma escolha sobre como nossas atitudes serão ao longo da vida que vivemos. É evidente que em nossas vidas não existem apenas aspectos positivos. E por certo, todos nós já fomos confrontados com situações ruins em nossas vidas, como problemas no trabalho, problemas de saúde, entre outros. Quanto a estes acontecimentos nada podemos fazer, dado que não os controlamos. Mas as atitudes que tomamos como resposta a eles, sim, podemos escolher o que fazer, que ações tomar e que atitude adotar. Os acontecimentos na nossa vida podem até não ser positivos, mas a forma como nos organizamos face a minimizar os danos colaterais ou a tentativa de reverter a situação, essa sim, pode e deve ser positiva. Está ao nosso alcance e depende unicamente de nós.

Se você sentir que a ideia de ser uma pessoa positiva é difícil, diga a si mesmo: “Se alguém que realmente lutou contra uma atitude negativa, conseguiu mudar a sua vida. Então, eu com a aplicação destas dicas, também posso iniciar esse processo.” Acredite em si mesmo e relembre a lição mais importante de todas – ter uma atitude positiva é uma escolha. Escolha ser positivo, escolha ser feliz, a vida está aí para ser vivida da melhor forma possível.

A vida é um projeto que você mesmo constrói. Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a “casa” que você vai morar amanhã. Construa com sabedoria!

Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar quais estratégias poderosas você está adotando para construir o futuro que você deseja e merece!

Abraços, Katiane

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

5 respostas

  1. Muito edificante. Faz-nos refletir na teoria do Caos, pois tudo o que fazemos tem sua reação no futuro. Por isso devemos sempre fazer o bem. Para fazer o bem e fazer certo necessita atitude.

    1. Excelente reflexão Henrique! A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. É necessário fazer escolhas com discernimento, antevendo sempre as possíveis consequências. Abraços

  2. Boa noite Katiane, eu achei seu artigo excelente. Eu percebo que algumas famílias seguem um padrão de comportamento difícil de ser superado ou modificado, eu digo isso a partir da minha experiência pessoal. Sempre tive vários incômodos que me levavam a pensar sobre “como devo fazer para no futuro ter uma vida feliz e mais tranquila?” hj, olhando para trás, eu percebo que foco e determinação é essencial principalmente quando o meio não é tão generoso. Observo q muitas vezes eu me sabotei e, de certa forma, essas sabotagens foram modos de me manter presa num padrão de comportamento ruim e prejudicial mas que trazia em si o sentimento de pertencimento, como se essas atitudes representassem o traço fundamental q me conectava com meus familiares, no entanto, o desejo de melhorar de vida conseguiu ser mais forte. Eu ainda estou trilhando o meu caminho mas acho que paciência, reflexao, foco, determinação e sobretudo o desejo de se lapidar devem ser experimentados diariamente
    gostei muito do seu site
    parabéns
    sucesso
    Marcela

    1. Olá Marcela! Excelente reflexão. Das mais simples às mais complexas, as escolhas que fazemos permeiam nossa vida e marcam os caminhos que seguimos. Justamente por compreender que o meio em que estamos pode ter conexão direta com a construção da nossa identidade, é fundamental ficar atento a não se tornar somente uma massa de manobra. O exercício do senso crítico é obrigatório para a formação da nossa essencialidade. Somente assim, somos capazes de entender como reagir ao meio, bem como criar mecanismos para não sermos influenciados de forma negativa pelo mesmo. Você está trilhando um belo caminho rimo ao autoconhecimento! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!