fbpx

4 sinais clássicos de que você se cobra demais

Certamente você já ouviu falar em autocobrança. Mas você sabe o que é exigir muito de si mesmo? Mas afinal de contas, qual o parâmetro para saber se você está ou não ultrapassando os seus próprios limites?
autocobranca

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se você tem dúvidas sobre quais são os sinais que podem indicar que você tem se cobrado demais, nesse artigo eu vou lhe falar sobre alguns sinais, que até parecem inofensivos, uma coisa normal, mas que na verdade são indícios de que talvez esteja na hora de você começar a se cobrar menos.

Antes eu só quero deixar claro que eu não estou falando que você não deve se cobrar. Eu estou falando em excesso de cobrança. Do tipo: você tem que dar conta de tudo, tem que fazer tudo com perfeição, tem que ajudar todo mundo, não pode cometer erros, etc.

A autocobrança é importante para poder lidar com as tarefas diárias e também contribui para mantermos nossas responsabilidades sobre aquilo que assumimos conosco e com o outro, porém, autocobrança em excesso pode acabar prejudicando o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional, se não for trabalhado de maneira consciente.

O que ocorre é que quando você se cobra de mais, acaba cominando numa rigidez emocional que gera estresse, tensão, crises de pânico e de ansiedade, depressão, sentimento de paralisia nas decisões cotidianas, remorso e muitos outras formas intensas de sofrimento.

E vou lhe dar a real. No mundo competitivo em que nos encontramos, dificilmente conseguiremos nos deparar com alguma pessoa que não tenha se cobrado excessivamente, em pelo menos um momento de sua vida.

A quantidade de informações e demandas com as quais precisamos lidar, somada a velocidade com que tudo acontece ao nosso redor, deixa em nós uma sensação de que devemos nos superar e superar o outro constantemente.

Mas o foco aqui é não se martirizar! O importante mesmo é, cada vez mais, tomar consciência de que fazemos isso conosco, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade de combater este comportamento e levar a vida da forma leve que verdadeiramente merecemos.

Bem, como eu havia falado anteriormente, há alguns sinais que indicam que na verdade você está se cobrando em excesso.

Vou compartilhar os 4 sinais clássicos de que você se cobra demais!

1 – Sentir que nunca consegue atingir seus objetivos totalmente.

Este é um ótimo sinal que sinaliza sobre o perfeccionismo, uma pessoa que se cobra demais acredita que seus resultados nunca estão suficientemente bons, sejam eles um comportamento, sentimento ou ação.

2 – Sentir culpa por muitas coisas

Esse é sem dúvida um sinal bem forte. E não estou falando em simplesmente se sentir culpado por algo que tenha feito errado, estou falando daquele sentimento de culpa que leva a pessoa ao ponto de pensar sobre o “erro” o tempo todo, até mesmo na hora de dormir.

Se você fica por horas, as vezes por dias se martirizando, se sentindo culpado por algo, isso é sinal de que você se cobra demais!

3 – Prograstinar

A própria procrastinação é um sinal de cobrança em excesso. Pode até parecer estranho, mas pessoas que se cobram demais, tendem a adiar suas decisões e atitudes, pois acredita que precisa de mais tempo para que a sua decisão ou atitude seja perfeita. O que é uma bola de neve pois muita das vezes a culpa vem ainda maior, quando deixam de fazer e percebem que ainda não fez.

 4 – Tenta agradar sempre outras pessoas

O último sinal clássico é tentar agradar sempre outras pessoas. A autocobrança as vezes é tão intensa que as pessoas deixam até de fazer as coisas para elas mesmas para realizar para outras pessoas, como se enquanto ela não fizer algo para certa pessoa, ela vai se culpar por muito e muito tempo.

Quando nos cobramos demais, acabamos não conseguindo descansar como merecemos. Nossa mente é colocada em constante estado de alerta, e isso, a longo prazo, pode prejudicar cada vez mais a nossa saúde mental e até mesmo nosso bem-estar físico. E isso sem considerar que é um solo fértil para frustrações.

Por isso, é importante que você abra os olhos e veja se você não está caminhando nesta direção. Pois, caso esteja, esse é o momento ideal para dar um passo atrás e rever suas atitudes e comportamentos com você mesmo e você mesma.

Querer superar desafios, crescer e evoluir, é algo que deve fazer parte da vida de todo e qualquer tipo de pessoa. Porém, é essencial que tudo isso aconteça de forma saudável, para não causar prejuízos maiores, tanto no contexto pessoal, quanto profissional e até mesmo empresarial.

Fique atenta a estes fatores durante seu dia a dia, principalmente caso eles surgirem de forma intensa e por muitos dias, pois eles podem se tornar disfuncionais.

Agora compartilhe conosco: você se cobra muito? Não se permite errar em nenhum momento? De que forma você lida com esta cobrança?

Deixe seu ponto de vista sobre o assunto!

PS: Aproveite para acompanhar meus conteúdos diários no perfil @KatianeVieiraOficial no Instagram e Facebook, para saber tudo o que acontece no universo do desenvolvimento humano.

Você sabe qual é o seu nível de inteligência emocional?

A Inteligência Emocional é a capacidade que nos permite controlar nossas emoções e expressá-las de forma assertiva. 

Aqui no site eu disponibilizo gratuitamente um teste de Inteligência Emocional. Este teste irá lhe ajudar a perceber qual é o seu nível de inteligência emocional, e os aspetos que necessita melhorar. Fico interessado? Clique aqui e faça o teste agora!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!