Eu começo este artigo te fazendo uma pergunta: Você sabia que procrastinadores, além de encontrarem maior dificuldade para conseguir alcançar seus objetivos, também podem se tornar extremamente ansiosos em decorrência justamente dessa incapacidade de realizar suas demandas?
Procrastinar nada mais é do que adiar uma tarefa, responsabilidade ou compromisso (pessoal ou profissional) constantemente.
Então, diferente do preguiçoso, que não faz absolutamente nada, o procrastinador fica deixando para depois, fica empurrando com a barriga até estourar seu prazo limite.
O procrastinador sabe que precisa ou deveria fazer algo agora, mas deixa para fazer depois, em outro momento, você escolhe naquele exato momento fazer uma outra coisa, em vez de fazer a atividade que você sabe que tem que fazer.
Para os procrastinadores, vale a máxima de que tudo o que pode ser feito hoje será feito amanhã. Ele basicamente deixa de fazer o que tem que ser feito e vai fazer algo considerado por ele mais prazeroso.
E uma coisa muito importante que as pessoas confundem… muitos acham que procrastinação tem a ver com gestão de tempo: no caso com a falta de gestão de tempo. Mas isso não é verdade.
É importante esclarecer que, em muitos casos, esse adiamento está relacionando a emoções, e a mais comum é a insegurança para realizar determinada atividade.
Sendo assim, não se trata, necessariamente, de má vontade, e sim, de um adiamento para tentar se sentir mais preparado.
Porém, é comum que esse comportamento procrastinador leve ao acúmulo de tarefas atrasadas e dificuldades de cumprir prazos. Por isso que procrastinadores podem se tornar extremamente ansiosos, e é por isso também que muitas pessoas associam o ato de procrastinar a uma má gestão de tempo.
Só que a gestão de tempo não é a causa da procrastinação é o resultado! É apenas um reflexo da procrastinação.
E como consequência, o procrastinador acaba trabalhando mais horas por dia, acaba esgotado, cansado, estressado, sem tempo para fazer nada.
Portanto não se engane! Trabalhar mais horas por dia pode até ser visto como sinal de dedicação e esforço, mas isso não significa necessariamente que é um sinônimo de sucesso. Na verdade, trabalhar muitas horas por dia pode até mesmo ser contraproducente e prejudicar o desempenho e a saúde física e mental de quem procrastina.
O motivo? É simples!
É preciso equilibrar o tempo de trabalho com o tempo livre para desfrutar das coisas que amamos, praticar atividades que nos relaxam e se divertir. Essas coisas são fundamentais para a saúde e bem-estar, tanto para a mente como para o corpo. Além disso, trabalhar demais pode causar estresse, fadiga e, eventualmente, levar a erros e falhas.
Você quer parar de procrastinar?
Neste vídeo eu ensino O SEGREDO para PARAR de PROCRASTINAR. Dê um play para assistir.
Não procrastine. Neste vídeo há dicas de aplicação fácil para você parar de procrastinar.
Agora que você já conhece os segredos para você romper com o ciclo da procrastinação, me conta aí: você já havia testado alguma técnica para parar de procrastinar?