fbpx

Como lidar com pessoas que criticam constantemente

O ato de criticar está entre os defeitos comportamentais que mais tornam a convivência de baixa qualidade.
site

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pessoas críticas demais tendem a menosprezar nosso esforço e dedicação, vendo tudo que fazemos ou propomos como algo ruim. Todos nós conhecemos alguém que é difícil de agradar, faz comentários rudes e normalmente não tem nada de bom a dizer. É difícil conviver com as pessoas que criticam os outros constantemente, pois são pessoas que se tornam mentalmente e emocionalmente desgastantes.

Neste momento é natural ficarmos na defensiva, desanimados, tristes ou até mesmo ofendidos.

Mas, se não aprendermos a lidar com esse tipo de pessoa, podemos  afetar, negativamente, nossas carreiras. 

Por isso, no artigo de hoje eu trouxe algumas dicas de como lidar com pessoas que criticam constantemente, para você colocar em prática e não deixar que opiniões destrutivas te desanimem! 

Porque amamos criticar os outros

Nosso cérebro está ‘programado’ para ser negativo, de acordo com o psicólogo Martin Seligman .

Quando a vida era incerta e perigosa, nossos ancestrais precisavam estar alertas à ameaças para sobreviver. Mas a vida moderna não é tão perigosa como costumava ser. No entanto, quando não gostamos de algo ou de alguém, reagimos como nossos ancestrais. Ser crítico é como nos protegemos de ataques em potencial.

A crítica é uma forma fácil de defesa do ego. Odiamos nos outros o que odiamos em nós mesmos.

Como dizia Freud: “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo” , ou seja, quando falamos de alguém estamos na verdade falando de nós mesmos, através de um mecanismo psicológico chamado projeção. O mecanismo tem esse nome porque, geralmente, projetamos no outro falhas que são nossas, ou seja, colocamos no outro emoções ou comportamentos que estão dentro de nós. Rejeitando os eventos ou comportamentos que expõem nossas zonas desconfortáveis.

Agora que você já sabe disso, vou compartilhar algumas dicas de como lidar com pessoas críticas em excesso no trabalho, para você colocar em prática e não deixar que opiniões destrutivas te desanimem! 

Não leve para o lado pessoal

Como falei anteriormente, pessoas que criticam os outros constantemente refletem mais sobre si mesmas e suas crenças pessoais do que as suas. Pode parecer que indivíduos críticos estão atrás de você, mas é provável que eles ajam dessa forma com outras pessoas também. 

Se você acredita que alguém está constantemente criticando você e seu comportamento, experimente reservar algum tempo para observar o comportamento delas com outras pessoas. Eles fazem comentários críticos e também focam na negatividade em torno dessas pessoas? 

Nesse caso, é mais uma evidência de que essa pessoa apenas tem uma atitude negativa em relação à vida e às suas crenças pessoais, não às suas.

Ouça e procure valor

Quando você conversa com uma pessoa crítica, está ouvindo a mensagem ou apenas tentando sair da conversa? Embora possa ser difícil ignorar as críticas e negatividade, pode haver um bom conselho por trás do tom. Usar técnicas de escuta ativa pode ajudar bastante! 

Às vezes, pessoas críticas podem ser mal compreendidas e ter dificuldade de se expressar. Procure focar em “o que” está sendo comunicado em vez de “como” está sendo feito. Isso pode levar a alguns conselhos valiosos que você pode ter perdido de outra forma.

Aceite o feedback deles

Assim como ouvir e procurar uma mensagem valiosa, uma maneira de encarar as críticas é considerá-las uma fonte de honestidade. Se você olhar além da entrega direta, pode haver um fundo de verdade que pode levar a melhorias de sua parte. 

Pessoas críticas nem sempre são pessoas rudes, elas podem ser pessoas extremamente legais e honestas que procuram o que é melhor para você. Aceitar feedback crítico e honesto é útil para você porque permite que você melhore a si mesmo.

Aborde o seu desconforto

A crítica nunca parece boa, mas assim como a crítica de pessoas críticas reflete suas crenças, nosso desconforto interior revela algo sobre nós também. 

Tente interpretar seu desconforto pessoal como fonte de informação para o que está sendo dito. Se o feedback negativo está constantemente prejudicando você, pode estar relacionado a eventos passados. Se você sentir desconforto cada vez que alguém o critica, tente sentar e entender seus sentimentos pessoais. 

Ao se aprofundar para encontrar a causa raiz, você descobrirá verdades e a causa raiz de seu desconforto.

Desengatar e ignorar

Pessoas que criticam os outros constantemente podem fazer críticas mesmo quando você não está pedindo sua opinião. Quando isso acontece, é comum agir defensivamente, mas isso só pode levar a um debate mais acalorado. 

Se você está perto de alguém que está constantemente vomitando opiniões negativas sem nenhum raciocínio, é melhor se desligar dessa pessoa e da situação. Se reconhecer que você não tem interesse na conversa e mesmo assim a pessoa em questão continua a se envolver, então é melhor ignorá-la, porque ela está tentando obter um comentário acalorado de você. 

Ao se desligar e ignorar, você está assumindo o controle da situação e agindo com responsabilidade.

Seja amável

Às vezes, a melhor maneira de se dirigir a uma pessoa que é excessivamente crítica é mostrando gentileza de todas as maneiras possíveis. 

Ao ser gentil com pessoas críticas, você pode estar transmitindo a elas sentimentos que nunca sentiram antes. Nem sempre entendemos por que alguém é crítico, mas pode ser porque é difícil para essa pessoa ser positiva. 

Pessoas que criticam os outros também criticam a si mesmas, e em um nível muito mais elevado. Embora a gentileza possa não mostrar resultados imediatos, pode ser um empurrão na direção certa.

Comunique-se para “descalonar”

Em um mundo movido pela tecnologia, é comum receber críticas por texto, online ou e-mail. 

Você pode adotar uma abordagem proativa para a situação diminuindo a escalada do conflito falando cara a cara, chat por vídeo ou por telefone. 

Mensagens de texto e e-mails podem ser mal interpretados, portanto, ao discutir uma situação, é melhor usar nossa voz e linguagem corporal.

Ficar longe

Quando tudo mais falhar e os indivíduos continuarem a criticar e a depreciá-lo, evite-os. Reduza o contato, limite as conversas, saia com outras pessoas ou, como último recurso, exclua-as de sua vida.

Você tem uma escolha sobre como lidar com pessoas negativas e pode decidir se deseja estar perto dessa pessoa negativa. Se você precisa ficar perto dessa pessoa porque ela é um colega de trabalho ou parente, é melhor não se envolver com ela. No final das contas, você pode escolher se deseja ter algum contato e se essa pessoa deve fazer parte da sua vida.

Ao lidar com pessoas que criticam os outros constantemente, pode ser difícil administrar o relacionamento, mas com o tempo e as estratégias certas, isso pode ser feito. Ao lidar com pessoas críticas, é preciso paciência e compreensão. Afinal, os indivíduos críticos também são humanos, com seu próprio conjunto de valores, objetivos e ideias.

Gostou do artigo?

No meu canal do YouTube há um vídeo falando sobre Críticas: como lidar com a opinião dos outros? Ela importa mais do que a sua? Talvez você possa gostar. Vou deixar o vídeo disponível logo abaixo, para o caso de você querer assisti-lo! 

Até a próxima

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e atitude e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!