fbpx

Eficácia organizacional: como alcançá-la

Eficácia organizacional: como alcançá-la

Compartilhe:

Existe uma competição entre as organizações para ser eficaz, a fim de ter vantagem sobre os outros.

Eficácia organizacional pode ser definida como a eficiência com a qual uma organização é capaz de atingir seus objetivos. Isso significa ser uma organização que produz um efeito desejado, ser produtiva sem desperdício. 

Eficácia organizacional é sobre cada indivíduo fazendo tudo o que sabe fazer e fazer bem; em outras palavras, a eficiência organizacional é a capacidade de uma organização de produzir os resultados desejados com um gasto mínimo de energia, tempo, dinheiro e recursos humanos e materiais. O efeito desejado dependerá dos objetivos da organização, que poderia, por exemplo, lucrar produzindo e vendendo um produto. 

Se a organização tem eficácia e eficiência organizacionais, ela atingirá seu objetivo de gerar lucro produzindo e vendendo um produto sem desperdício. Na economia e no mundo dos negócios, isso pode ser chamado de maximização dos lucros.

A principal medida de eficácia organizacional para uma organização geralmente será expressa em termos de quão bem sua lucratividade líquida se compara à sua meta de rentabilidade. Medidas adicionais podem incluir dados de crescimento e os resultados de pesquisas de satisfação do cliente ou beneficiário.

Organizações altamente eficazes exibem pontos fortes em cinco áreas: 

  1. Liderança;
  2. Pessoas;
  3. Tomada de decisões e estrutura;
  4. Processos e sistemas de trabalho; e 
  5. Cultura. 

Para uma organização alcançar e manter o sucesso, ela precisa se adaptar ao seu ambiente dinâmico. Avaliar e melhorar a eficácia e a eficiência organizacional é uma estratégia usada para ajudar a garantir o crescimento e o desenvolvimento contínuos de uma organização.

Afinal, entender o nível de eficácia organizacional de uma organização é importante por várias razões: 

  1. Serve como um check-in para ver como os procedimentos internos estão atingindo uma visão inicial;
  2. Fornece aos investidores, doadores ou colaboradores uma ideia dos pontos fortes da iniciativa; e 
  3. Destaca áreas de ineficácia que podem ser o foco de melhorias.

Em muitos casos, o sucesso ou o fracasso de uma organização também não podem ser medidos pelo desempenho financeiro. Até mesmo uma iniciativa que atualmente está lucrando pode ser ineficaz se não estiver cumprindo os valores centrais de sua declaração de missão, atrair e reter colaboradores talentosos e planejar a próxima geração de projetos.

A eficácia organizacional mede o desempenho geral de uma organização, através de uma ampla gama de critérios. O desempenho financeiro, o planejamento de longo prazo, a estrutura interna e a aderência aos valores essenciais podem ser componentes fundamentais para entender a eficácia organizacional.

Para ter uma ideia límpida da eficácia de uma organização, é importante criar uma lista clara de critérios a serem avaliados. E não existe uma lista de critérios única que possa ser aplicada a diversas organizações. Razão pela qual muitas iniciativas medem a eficácia por meio da autoavaliação. Afinal, colaboradores e líderes geralmente estão na melhor posição para entender intimamente as necessidades, metas e desempenho de sua organização. 

A autoavaliação da eficácia também pode ajudar os colaboradores a se reconectarem com a missão inicial de uma organização. Trabalhando criativamente para criar novas estratégias de negócios para áreas que apresentarem ineficácia, a equipe pode desenvolver um senso mais forte de lealdade, propósito e dedicação ao trabalho.

Como a eficácia organizacional é difícil de expressar em uma fórmula concreta, uma organização pode optar por declarar os resultados de uma avaliação por meio de metas específicas alcançadas ou desejadas. 

A identificação das áreas que precisam de melhorias dá à iniciativa uma visão ampla e concreta para o futuro e permitem que colaboradores, acionistas, doadores, clientes ou beneficiários fiquem animados com as melhorias que estão sendo feitas. Tratar os pontos fracos atuais como um roteiro para futuras mudanças é uma ótima maneira de aumentar a eficácia.


P.S. Para conquistar uma equipe produtiva e ter resultados positivos colhidos com frequência, é preciso adotar práticas capazes de manter os funcionários felizes e satisfeitos com a empresa.Recursos Humanos, um e-book que ensina quais os aspectos chaves para compor sua equipe, motiva-la, mantê-la e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional.

Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!