A cultura de liderança de uma empresa é percebida através do comportamento de seus líderes. Os líderes conseguem o comportamento que mostram e toleram. Você muda a cultura de uma empresa mudando o comportamento de seus líderes. Você mede a mudança avaliando a mudança no comportamento pessoal de seus líderes e o desempenho de seu negócio.
É muito comum, após uma palestra para líderes, eu ser procurada pelo contratante me relatando como se arrepende de não ter feito mais para identificar e treinar a próxima geração de líderes em sua organização. Com dor na voz, eles explicam o que “deveriam” ter feito, mas não fizeram. Eles tinham as melhores intenções, mas nenhuma ação. Quando indago sobre os obstáculos que os impedem de realizar o trabalho vital de desenvolver líderes, geralmente se resume a duas coisas: primeiro, não tenho tempo; segundo, não sei o que fazer.
Se você se encontra nesta situação de não fazer os investimentos necessários em seus líderes de próxima geração, você não está sozinho. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao desenvolver um plano intencional para instalar uma cultura de liderança em sua organização.
Você está pensando como um líder capacitador?
Todos os grandes desenvolvedores de liderança desenvolveram uma mentalidade de capacitação. Isso significa que eles não veem o desenvolvimento da liderança, como um evento especial que deve ser adicionado ao calendário já sobrecarregado de cada dia, mas sim uma parte de tudo em sua programação para hoje.
Você é um exemplo que os outros “desejam” seguir?
Isso mostra sua credibilidade como líder. A capacidade de liderança determina o nível de eficácia de uma pessoa. Você não será eficaz como um desenvolvedor de líderes se não estiver investindo em si mesmo. Você não pode dar o que você não tem. Os melhores desenvolvedores de liderança são os líderes que sabem como é o crescimento da liderança porque estão se desenvolvendo como líderes.
Você reúne seus líderes ao seu redor?
Chamo isso de Princípio da Proximidade; quanto mais próximos os líderes em potencial estão de você, mais interações eles terão com você e mais lições receberão. É incrível o quanto a liderança é “Pegada” versus “Ensinada”.
Você está perguntando ou contando?
Dizer não é contribuir com o crescimento, é mandar. Grandes desenvolvedores de liderança fazem grandes perguntas. Eles resistem ao impulso de dizer o que fazer ou pensar e, em vez disso, usam perguntas para descobrir como sua equipe pensa. Suas perguntas devem ser desafiadoras e oferecer a oportunidade para o colaborador expressar seu ponto de vista e exibir sua capacidade de resolução de problemas.
Você está permitindo que sua equipe aprenda fazendo?
Conforme você avança em sua programação diária de ligações e reuniões, você está delegando e compartilhando as oportunidades de liderar? Os candidatos à liderança devem observá-lo e, então, ter permissão para contribuir enquanto você os observa.
Um líder é aquele que conhece o caminho, segue o caminho e mostra o caminho, este é o modelo para desenvolver a próxima geração de líderes para sua organização.
Desenvolver uma cultura de liderança significa desenvolver intencionalmente os líderes ao seu redor. Você deveria ter um programa formal de desenvolvimento de liderança? Definitivamente. No entanto, o uso das cinco perguntas acima revelará oportunidades em suas interações diárias para levar seus candidatos à liderança ao próximo nível.
P.S. Para conquistar uma equipe produtiva e ter resultados positivos colhidos com frequência, é preciso adotar práticas capazes de manter os funcionários felizes e satisfeitos com a empresa.Recursos Humanos, um e-book que ensina quais os aspectos chaves para compor sua equipe, motiva-la, mantê-la e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional.
Caso você queira conferir outros títulos que libero gratuitamente, é só CLICAR AQUI e você será direcionado para a página dos livros.