Você já pensou que algumas das melhores práticas que sustentam a motivação para desempenho individual também poderia se aplicadas para sua equipe?
Aqui estão 5 práticas de gestão que normalmente associamos com a condução do desempenho individual e motivação, que também podem ser aplicadas para as equipes:
- Definir metas claras: Um monte de equipes tropeçam por causa de uma falta de direção. A falta de uma direção clara e propósito podem facilmente “desmotivar” uma equipe, tornando-se difícil para eles a produtividade. Assim como os colaboradores individuais precisam de metas para ajudar a motivá-los, as equipes também precisam de uma meta SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo). Portanto, certifique-se que sua equipe tenha recebido metas SMART. Esse é o primeiro caminho para torná-los mais responsáveis e produtivos.
Dê-lhes um contexto “Big Picture”: Todo mundo precisa de um contexto para o seu trabalho para que eles compreendam seu valor. É uma das necessidades básicas identificadas em pesquisas sobre o envolvimento de pessoas. Sem um contexto maior, nosso trabalho torne-se inútil. Portanto, ajude-os a compreender o impacto de seus esforços no sucesso organizacional.
Avaliar e cultivar trabalho em equipe: Para ter um alto desempenho, as equipes e membros da equipe precisam desenvolver habilidades fundamentais na comunicação, negociação, lidar com conflitos, etc. Assim, avalie quais são as competências-chave de seus colaboradores e atribua planos de desenvolvimento para ajudá-los a desenvolver ainda mais essas competências. Você deve observar sua equipe de competências-chave trabalhando em equipe, e proporcionar-lhes atividades de aprendizagem para ajudá-los a resolver quaisquer lacunas de competências. Ter uma Equipe de Incentivo e Desenvolvimento do colaborador pode ser um importante fator de engajamento e motivação.
Reúna feedback dos membros da equipe: Quando você vai avaliar o desempenho de um colaborador, é melhor começar por pedir para que ele avalie seu próprio desempenho. Solicitar ao colaborador para realizar uma auto-avaliação como parte de sua avaliação de desempenho anual é uma boa forma de aumentar o seu envolvimento no processo, bem como a sua motivação geral. O mesmo princípio pode também aplicar-se a equipes. Ao pedir aos membros da equipe para fornecer feedback sobre o seu próprio desempenho, bem como os seus colegas, pode ajudar a melhorar o seu engajamento na equipe, e sua motivação.
Forneça Treinamento Ongoing e Feedback: Para ser de alto desempenho e ficar motivado, cada equipe pode utilizar coaching em cursos e feedback. É apenas a natureza humana; queremos saber como estamos fazendo e como podemos fazer melhor. Assim como os colaboradores precisam regularmente de feedback para saberem o que estão fazendo bem e quais as áreas de melhoria, as equipes como um todo precisam de feedback sobre a forma como eles estão funcionando e realizando. Eles precisam de alguém que é externo à equipe para dar-lhes perspectiva e orientação, e ajudar a motivá-los.
Enfim, líderes precisam ser uma fonte constante de motivação. Sua equipe deve vir até você para recarregar as baterias, não saia se sentindo mais drenado. Preste atenção às suas necessidades, e lembre-se: As mesmas boas práticas de gestão que suportam o alto desempenho de um colaborador, podem ser usadas para ajudar a manter as equipes motivadas e conduzir o seu desempenho.
Abraços, Katiane