Transformações ocorrem para todos ao mesmo tempo. E isso é inevitável.
Não vivemos em um mundo em constante mudança. Pois mudança é um evento que pode ser revertido. Um exemplo simples é quando você tem um sofá próximo a uma parede, o muda para perto da janela e, portanto, tem a possibilidade de retorná-lo à posição original. O mundo não funciona assim!
Vivemos em um mundo em constante transformação. A diferença é que, quando algo se transforma, não tem como voltar à condição anterior. Um bicho-da-seda não muda, mas se transforma em borboleta. As lavas que saem de um vulcão não mudam, mas transformam a paisagem. E assim ocorre com a economia também.
Historicamente, tempos de recessão ou volatilidade são um pêndulo entre o surgimento e o crescimento de novos negócios e a falência de um número expressivo de empresas ou até de setores inteiros. A pandemia do novo coronavírus acelerou, e muito, a explosão informacional e o movimento da hiperconectividade que já estava em curso.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o mundo VUCA, é o mundo em transformação. A palavra VUCA vem do acrônimo em inglês: volatilidade (volatibility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).
O mundo VUCA traz a sensação de que tudo muda com muita rapidez, insere um cenário de insegurança que exige novas posturas profissionais.
Com a crise provocada pela atual pandemia, estamos vivendo com muita força esse cenário. E é preciso preparo das empresas no seu setor de governança para lidar com ele e toda a imprevisibilidade atual. O preparo para isso é essencial para o crescimento.
O ponto principal que gostaria de trazer à reflexão é que, seja qual for o caminho, vivemos uma nova economia, um novo mundo, onde há uma nova forma de consumir por parte dos clientes. E as empresas precisam se adaptar a esta realidade para sobreviver. O planejamento estratégico passa a ter dinâmica completamente diferente, pois estamos chegando ao fim de uma era.
Muitas empresas ainda não estão realizando as transformações e adotando as novas práticas necessárias para a ampla adoção da Inteligência Artificial, por exemplo, acreditando que as tecnologias de ponta são suficientes. Mas não são! As companhias precisam romper barreiras culturais, organizacionais e encontrar um novo modelo de liderança e inovação.
Veja alguns pilares resistentes a essas mudanças.
Propósito
A liderança com propósito é um forma de combate à volatilidade, traz senso de direção, permanência e união. A habilidade para modelo de gestão motiva equipes e traz transparência.
O propósito resiste ao tempo e possibilita fluidez. A inovação de produtos e serviços deve seguir esse alinhamento.
Visão
A visão lida com a incerteza. O exponencial crescimento das tecnologias e da inovação traz muita imprevisão ao sistema. A visão possibilita traçar uma linha estratégica com análise crítica do mercado, do produto, e das características do público consumidor. E a partir disso, traçar novos caminhos preparados para riscos e possibilidades.
A atenção à necessidade do cliente é primordial, permite uma linha clara de abordagem da equipe. O profissional deve analisar a situação com diferentes perspectivas e ter um pensamento crítico da realidade.
Agilidade
É necessário que os profissionais saibam lidar com cenários complexos que mudam com muita rapidez, trabalhando com diferentes pressões. A agilidade e resiliência enxerga a crise de forma otimista e detecta oportunidades de crescimento.
O desenvolvimento de um produto envolve complexidade tendo que lidar com hierarquia, necessidade do cliente, do marketing, tecnologia e logística. Para o trabalho fluir é imperativo investir no trabalho ágil.
Comunicação
Falar a mesma língua. Com o home-office e modelos de trabalho mais flexíveis a necessidade de comunicação clara e alinha com o time é fator primordial e gera segurança para a equipe. Não é possível haver ambiguidade e desunião.
Comunicar-se bem, expondo claramente as ideias, sabendo escutar pessoas de diferentes áreas de conhecimento ajuda a atravessar os desafios profissionais.
O mundo VUCA é o novo “normal” em um ambiente agressivo, competitivo e veloz. Saiba atravessá-lo sem perder o seu melhor.