fbpx

Como motivar equipes em tempos difíceis

novas ideias

Compartilhe:

Não é nenhum segredo que manter os funcionários motivados é uma das principais chaves para o sucesso do negócio. A regra do antigamente, com base no conceito do chefe, que obriga o colaborador a trabalhar em vez de o motivar, cada vez funciona menos e tem menos resultados. A motivação no ambiente de trabalho é crucial para alcançar um desempenho acima da média.

Quando os tempos são bons, a economia é positiva, e o negócio está prosperando, não é difícil manter as pessoas motivadas. Entretanto, quando a economia está difícil ou o negócio é desafiado financeiramente, torna-se uma questão muito mais séria.

Mas o que as empresas podem fazer para manter os funcionários motivados em tempos difíceis, e conseguir deles uma produção que dê resultado para a organização numa fase complicada que precisa ter lucro, bater metas, fechar as contas?

A psicologia da motivação explica que o desempenho de um indivíduo depende daquilo que o inspira e do quanto ele se sente motivado a batalhar por determinado objetivo. Apesar de que cada colaborador seja único e o modo de chegar a cada um é também diferente, existem três áreas principais centrais para motiva-los:

  1. Ajude-os a encontrar sentido no que eles estão fazendo;
  2. Reforce as suas qualidades pessoais;
  3. Promova um compromisso para além do trabalho.

Só isso basta?

Não! A motivação sem dúvida é exclusivamente interna a cada indivíduo, e embora motivação seja pessoal, manter uma equipe de trabalho motivada é essencial para garantir uma boa performance do negócio como um todo. O que todo líder deve entender e que, para que a empresa funcione no contexto produção competitividade, diante de um mercado cada vez mais competitivo, também é necessário que as equipes estejam motivadas, e para isso, é necessário alinhar objetivos e interesses coletivos.

E como fazer isso?

Há algumas estratégias que ajudam a alinhar objetivos e interesses coletivos em momentos desafiadores, aumentando a rentabilidade, melhorando a gestão, e fazendo com que momentos ruins sejam superados com maior facilidade, consequentemente uma maior vantagem competitiva. Vamos a elas:

 

Assegure-se de que os objetivos estão alinhados com a missão empresarial

Ficar focado na missão da organização é fundamental para ajudar a passar por momentos difíceis com êxito. Alinhar as metas da equipe e todas as estratégias sociais ou orientações para a missão da empresa ajuda a manter os olhos de todos focados no mesmo objetivo e indo na direção certa.

 

Procure feedback, ouvir ativamente e agir sobre as preocupações

As ações falam muito mais alto do que as palavras, por isso, mostrando aos colaboradores que as preocupações deles também são as suas preocupações, fará com que eles se sintam ouvidos, e consequentemente ficarão mais satisfeitos em seus papéis.

 

Planeje com antecedência

Compartilhe seus planos, traga seus colaboradores no processo de tomada de decisão, sempre que possível. Isso vai ajudar a aumentar o engajamento dos colaboradores e fará com que eles sintam que têm uma verdadeira palavra a dizer no que está acontecendo, gerando um sentimento de: “Estamos todos juntos nisso.”

 

Ofereça oportunidades para o desenvolvimento

Mesmo quando os tempos são difíceis, as pessoas querem aprender e crescer. É importante estimular a pessoa a desafiar-se em tempos difíceis, para ajudar a manter a motivação e incutir um sentimento de realização e crescimento da força de trabalho. As oportunidades de aprendizagem nem sempre precisam ser caros programas de treinamento. A sessão de partilha de conhecimento interno simples pode desencadear uma ideia ou de aprendizagem em um outro funcionário que leva a grandes coisas.

 

Desenvolva metas individuais para alinhar com a estratégia global de negócios

Isso significa que todos, não importa seus KPIs pessoais, estarão trabalhando para o mesmo objetivo. Esta abordagem permite que os funcionários vejam o valor que você adicionou ao negócio e nutrirá dentro de cada pessoa um sentimento de propriedade e responsabilidade para a empresa.

 

Incentive e permita a colaboração

Quando a informação está disponível para um público mais amplo, o conhecimento é compartilhado de forma mais livre, as pessoas aprendem mais, tornam-se interessados em novas áreas, desenvolvem habilidades existentes e são incentivados a fazer o mesmo em troca. Esta é também uma ótima maneira de resolver novos desafios e iniciar a pensar em novas estratégias e conceitos criativos.

 

Celebre as conquistas

Quando sua equipe atingir as metas ou soluciona um problema, é preciso celebrar. A longo prazo, isso pode fazer a diferença, pois aumenta o engajamento e a competitividade.

Um funcionário motivado e engajado torna-se mais produtivo, em tempos bons e tempos difíceis.

Abraços, Katiane

Compartilhe:

Katiane Vieira
Katiane Vieira

Escritora, palestrante e empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é motivar as pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem mais para que possam viver uma vida mais feliz, seja para obter mais benefícios de suas atividades diárias ou para viver uma vida cheia de emoções positivas e realizações únicas.

2 respostas

  1. Durante muitos anos fui supervisor de produção em uma empresa.Mesmo numa época onde a economia viveu melhores momentos,comparada a essa crise dos últimos dois anos,a motivação dos funcionários era vital para se atingir objetivos.Essa motivação muitas vezes se dava pela expectativa de ganhos materiais(aumento de salários).Hoje,essa motivação tem que ser firmada sobre a necessidade de se estar juntos com a empresa para se vencer a crise.(força espiritual)Os funcionários precisam estar motivados para esse grande desafio.A vida da empresa e o emprego,hoje,deve ser o motivo para se estar motivado.

    1. Olá Ciro! É isso mesmo, o sucesso de uma empresa é realizado pelo trabalho conjunto. A motivação profissional é uma responsabilidade compartilhada.

      Um dado interessante apresentado pela GPTW é que apesar da economia brasileira ter tido queda de aproximadamente 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015, as Melhores Empresas Para Trabalhar tiveram 14% de aumento no lucro e no faturamento durante o mesmo período.

      Os fatores para motivar as pessoas no ambiente trabalho são muitos… A liderança motiva, segurança e estabilidade no trabalho motivam, comunicação (a chave da motivação nas organizações), expectativas de crescimento, metas, reconhecimento (é bom e todo mundo gosta) e até um bom relacionamento interpessoal motiva. Por isso, é preciso identificar os fatores que têm prejudicado a motivação dos colaboradores e aplicar estratégias para reverter essa situação e gerar benefícios para ambas as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias
Podcast
Katiane Vieira
ACESSE!
Teste de Inteligência Emocional
Acompanhe no Facebook
Quer receber novidades? Coloque seus dados abaixo!