Por alguma razão, em nossa sociedade, criamos um monte de crenças limitantes que não estão servindo a ninguém. Estas ideias têm-se expandido e convencionado para criar uma espécie de prisão mental.
Na maioria nas vezes temos medo de agir e perseguir nossos objetivos, justamente porque esses pensamentos limitantes nos dizem que não podemos. Assim, em vez de tomarmos decisões com base na paixão, interesse ou entusiasmo, tendemos a tomar muitas decisões baseadas no medo.
Infelizmente, fazendo escolhas baseadas em crenças limitantes, acabamos nos limitando, o que nos impede de criamos nossas vidas como nós realmente queremos que sejam. Para criar todas as coisas que desejamos, temos de acreditar em nosso poder de realizar o que quisermos.
Dê uma olhada na lista de crenças limitantes a baixo. É possível que você encontre aqui crenças limitantes que te aprisionam e que acabam interferindo naquilo que você quer para sua vida.
O medo do fracasso – “Tomar decisões pelo o que é seguro”
Nossa cultura nos ensina que a falha deve ser evitada a todo custo. Assim, em vez de se arriscar, optamos por ficar em segurança, de modo a evitar colocar energia em algo que não garante um bom resultado.
Claro, esta abordagem pode ajudar-nos a evitar a possibilidade de fazer um “erro”, mas que muitas vezes nos impede de experimentar a autoconfiança, alegria e satisfação.
Solução: A verdade é que uma vida de propósito envolve muitas vezes assumindo riscos calculados. Então, para lidar com o medo do fracasso, olhe a vida como uma viagem repleta de oportunidades de crescer, o que envolve corrigir rotas a partir de contratempos. Quando algo não sai como planejado, refletir sobre as lições aprendidas, e usar a experiência como uma oportunidade para desenvolver ou experimentar uma nova estratégia. Como James Joyce disse: “Os erros são os portais da descoberta.”
Ficando muito confortável
Jon Bon Jovi, acertou quando ele disse: “Não fique muito confortável com quem você é, em determinado momento, você pode perder a oportunidade de se tornar quem você quer ser.” Embora, infelizmente, para muitos de nós, permanecendo dentro da nossa zona de conforto é o caminho de menor resistência. É, como sugere a expressão, confortável. E a previsibilidade que vem com permanecer firmemente dentro de nossa zona de conforto pode levar-nos a estagnação, ao invés de saborear novas experiências que possam ajudar-nos a desenvolver, optamos pela familiaridade e complacência.
Solução: Reconhecer que, muitas vezes, crescer é resultado de desafios. Assim como o aumento da intensidade do seu treino permite que você se tornar mais apto, ou a tentativa em resolver problemas matemáticos mais difíceis aumenta sua habilidade com números, empurrando-se em outras áreas lhe permite elevar a fasquia e desenvolver seus talentos. Aumente a sua vontade de ser um pouco desconfortável, e você verá sua taxa de crescimento subir.
Se você sente uma forte atração para fazer alguma coisa, por que esperar?
O pessimismo
A maioria das pessoas deixam crenças externas, dúvida gerais e autodúvida influenciar em suas vidas, em seus sonhos. Falta de autoconfiança e pessimismo podem nos impedir de tomar qualquer atitude em direção aos nossos objetivos. Ou, eles podem levar-nos a fazer escolhas baseadas em medos, que segue com pensamentos autodestrutivos ou desculpas de autoacusação, ao primeiro sinal de dificuldade. Por sua vez, estas explicações fornecer justificativa para desistir de nossos sonhos.
Solução: Pesquisas mostram que pessoas que são otimistas obtêm mais experiência de sucesso em tudo, desde a saúde física até os resultados no trabalho. Então, preste atenção em como você fala para si mesmo e como isso lhe serve. Como você se sente quando é duro consigo mesmo? Qual o impacto que isso tem sobre a sua vida? Desafie a sua autocritica e veja sua vida melhorar. A confiança permite que você assumir riscos. E riscos permitem que você crescer e promova mudanças.
A preocupação com as aparências
Em um esforço para manter aqueles que nos rodeiam felizes, muitos de nós sacrificamos nossos sonhos e desejos para satisfazer as expectativas que os outros têm de nós. No processo traímos a nós mesmos, e podemos acabar vivendo uma vida com sentimento de constrangimento e insatisfação. Como Lao Tzu disse: “Preocupe-se com o que as outras pessoas pensam e você sempre será o seu prisioneiro.”
Solução: Em seu livro, The Top Five Regrets o enfermeiro Morrer Bronnie Ware observou que o arrependimento mais comum dos que estavam prestes a morrer foi desejando que eles tenham a coragem de viver uma vida fiel a si mesmos. Reconheça que se atender às expectativas de outras pessoas é o seu principal objetivo na vida, você vai encontrar-se em uma proposta perdedora que acabará por levar à decepção.
Então, permita-se ser mais preocupados com sua própria visão de si mesmo, e reconheça o poder que a auto percepção tem sobre as escolhas que você faz – e os resultados que saem dessas escolhas. Esta permissão acabará por proporcionar-lhe a paz, a liberdade, e mais importante, um senso de propriedade sobre sua vida.
Seria muito mais fácil para criar vidas maravilhosas, se nós pensamos de nós mesmos como criadores ilimitados, todo-poderoso e eterno, que poderia fazer qualquer coisa. Quando optamos por segurar uma crença limitante, como as citadas acima, só estamos prendendo nossas asas, e consequentemente, razões para não seguir nossa intuição ou perseguir nossos sonhos.
Para nos livramos de uma crença limitante, tudo o que temos a fazer é estar aberto para entreter uma percepção diferente da realidade, e, em seguida, procurar alguma evidência para apoiá-la. Todos nós temos a capacidade de acreditar no que queremos acreditar, se estamos dispostos a manter uma mente aberta e fazer um pouco de pesquisa.
Se você acha que está pronto para ir atrás dos objetivos na vida que você ainda não tenha exercido, talvez seja hora de começar a retirar as camadas de crenças limitantes. Escapar desta prisão mental que muitos de nós estamos presos. E acreditar em sua capacidade de romper paradigmas, e alcançar as transformações que você tanto quer em sua vida.
Faça um comentário sobre este artigo, e aproveite para compartilhar quais crenças estão te limitando e qual a estratégia poderosa você está adotando para alcançar seus objetivos!
Abraços, Katiane
Respostas de 4
Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor.
Gratidão!
http://www.reimivaldoramos.com.br
Muito obrigado pelo esclarecimento, um tema bastante importante e esclarecedor, os meus parabens!
Olá Sandro! Concordo com você, este é um tema muito importante. É essencial identificarmos a raiz das nossas crenças limitantes. Somente conhecendo esta raiz, somos capazes de afetar nossas crenças. Este com certeza é um dos primeiros passos para conseguirmos realizar nossos sonhos. Grande abraço!